Inchaços no corpo são sinais de alerta e podem indicar problemas mais sérios de saúde. A maioria das pessoas já acordou e percebeu que estava com o rosto inchado ou um anel, ou aliança com dificuldade de sair do dedo. Algumas situações podem acabar causando o problema. Por exemplo, o inchaço pode ocorrer em decorrência de alguma prática esportiva ou machucado dentro de casa.
O jogador Neymar se machucou recentemente durante uma partida de futebol da Copa do Mundo. Ele sofreu uma entorse e acabou ficando com o tornozelo muito inchado. A verdade é que existem inchaços que são leves e localizados, porém, há aqueles que podem indicar uma condição mais séria de saúde. Isso porque pode estar centrada em algum órgão importante do corpo como fígado, rins, coração e tireoide.
Duas personalidades brasileiras, Erasmo Carlos e Pelé, acabaram virando notícias por estarem doentes e com inchaço pelo corpo inteiro. A condição é conhecida como anasarca ou edema generalizado. O cantor infelizmente morreu, mas o ex-jogador continua hospitalizado.
O que leva a esses inchaços? Veja abaixo como as doenças afetam os órgãos, podendo culminar em edemas generalizados.
Tireoide
Pessoas que tem hipotireoidismo podem estar mais propensos ao acúmulo de líquidos no corpo. Para evitar e tratar o problema é importante fazer o controle desses hormônios de forma periódica. O tratamento é feito através da reposição hormonal.
Coração
Alguns problemas de saúde podem levar a insuficiência cardíaca. Isso acontece quando o órgão não consegue bombear o sangue com a força necessária. A melhor forma de prevenir é fazendo acompanhamento com o profissional. Além disso, é importante ter hábitos de vida saudável.
Rins
Quando os rins param de funcionar, o corpo também acumula líquido. Eles podem entrar em falência por algum problema no próprio órgão ou por alguma condição secundária. No caso do cantor Erasmo Carlos, a insuficiência cardíaca culminou na paralisação dos rins acentuando o acúmulo de líquidos.
Fígado
Pelé está internado e o fígado pode sofrer de forma secundária por causa do câncer. Quando o órgão inflama não consegue executar corretamente sua função podendo provocar retenção de líquido. O ex-jogador está visivelmente com o rosto mais inchado. É importante entender que os inchaços podem ser indicativos de doenças graves. Por isso, procure ajuda médica para uma avaliação.