O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) está com um quadro de erisipela. A doença é bacteriana e provoca ferimentos na perna que, se não tratados corretamente, podem espalhar a infecção para vasos linfáticos e atingir o tecido gorduroso e subcutâneo.
O filho do político, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) divulgou uma imagem na tarde deste domingo (4) mostrando a doença cicatrizada na perna do pai. Ele explica que está em processo de tratamento e que ele está bem.
Sintomas da erisipela, doença acometida por Jair Bolsonaro
A erisipela acontece quando uma bactéria penetra na pele, tendo geralmente como porta de entrada uma micose entre os dedos, porém, qualquer ferimento pode desencadear a patologia. Pacientes obesos, diabéticos e idosos são os que mais a apresentam.
Os primeiros sinais são calafrios, fraqueza, febre alta, dor de cabeça, náuseas, mal-estar e até vômitos. A pele fica avermelhada, tendo também dor, inchaço e o aparecimento de feridas por necrose e bolhas. Procure um médico, somente ele pode diagnosticar corretamente e indicar o tratamento adequado.
Tratamento da erisipela
O tratamento é um conjunto de procedimentos e medidas, como o uso de antibióticos específicos; repouso absoluto com as pernas elevadas; tratamento das lesões ou outras portas de entrada das bactérias; limpeza adequada da pele; uso de medicação de apoio.
Prevenção da erisipela
A repetidas crises da doença podem ser evitadas com cuidados higiênicos locais, espaço entre os dedos sempre limpos e secos, tratar as frieiras e outros ferimentos nas pernas. Além disso, manter as pernas desinchadas é de suma importância. Evitar sobrepeso, muito tempo em pé, parado ou sentado e usar meia elástica para combater o inchaço, assim como manter as pernas elevadas.