Renato Aragão é internado após sofrer Acidente Isquêmico Transitório; entenda a diferença entre AIT e AVC

O humorista foi levado ao hospital após se queixar que estava se sentindo zonzo.

PUBLICIDADE

O humorista Renato Aragão foi internado às pressas nesta quarta-feira, 7 de dezembro. O famoso deu entrada no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, após se queixar estar zonzo. O diagnóstico médico do artista foi AIT – Acidente Isquêmico transitório. A esposa deu mais detalhes sobre a situação.

Lilian Aragão, esposa do humorista, falou sobre o estado de saúde do marido. “Ele teve um AIT e está sob vigilância (da área) neurológica. Está bem e monitorado com muito amor e carinho”, explicou a mulher de Renato Aragão. Ela contou que decidiu levar o marido ao hospital depois dele ter apresentado sintomas de labirintite.

Renato Aragão sofre AIT e esposa tranquiliza fãs

Lilian Aragão se pronunciou para tranquilizar os fãs do marido. Ela explicou que o marido já apresentou melhora após receber os primeiros atendimentos. A mulher ainda ressaltou que não foi necessário ficar em observação na UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Inclusive, o humorista está no quarto.

Ataque Isquêmico Transitório e Acidente Vascular Cerebral

O humorista Renato Aragão sofreu um AIT e está internado sob cuidados médicos. Com o caso do famoso muitas pessoas têm dúvidas qual a diferença entre as duas condições. De acordo com o professor Octávio Pontes Neto, o AIT é pouco falado. Ele ocorre quando uma artéria que leva sangue ao cérebro fica temporariamente entupida por um trombo (coágulo sanguíneo).

O profissional explica que as duas situações são parecidas, já que o paciente apresenta os mesmos sintomas: dificuldade de enxergar, perda da fala, dormência em um dos lados do corpo. A diferença entre os dois é que o Ataque Isquêmico Transitório acaba se revertendo de forma espontânea em cerca de uma hora.

O desentupimento da veia ou artéria acontece naturalmente. Isso quer dizer que o próprio sangue consegue dissolver o trombo sozinho, restaurando o fluxo sanguíneo na região afetada.