AIT: o que é, sintomas, fatores de risco e impactos no organismo da condição que acometeu Renato Aragão

O humorista se sentiu mal e foi levado pela esposa ao hospital para uma avaliação.

PUBLICIDADE

O humorista Renato Aragão foi internado às pressas nesta quarta-feira, 7 de dezembro. O famoso foi diagnosticado com um Ataque Isquêmico Transitório – AIT, e está no hospital sob supervisão neurológica. A esposa do artista fez questão de tranquilizar os fãs sobre o quadro clínico do marido.

Lilian Aragão disse que levou o marido ao hospital após ele se queixar de ter ficado zonzo. Ela imaginou que fosse uma labirintite, porém, o diagnóstico foi de AIT. A condição é pouco conhecida e muita gente não sabe direito o que é e quais os impactos do problema no organismo.

O que é AIT – Ataque Isquêmico Transitório?

É um bloqueio temporário da passagem do fluxo sanguíneo na região cerebral. Os sintomas da condição duram por poucos minutos e não provocam uma lesão cerebral permanente. Geralmente, o ataque tem duração de cerca de uma hora e é como se fosse um alerta ao organismo que algo mais grave pode ocorrer, como um AVC – Acidente Vascular Cerebral, que costuma deixar sequelas na maior parte dos casos.

No caso do humorista Renato Aragão, o único sintoma relatado foi uma tontura. Inclusive, a esposa pensou que fosse um quadro de labirintite. Para prevenir desdobramentos, o artista vai ser monitorado no hospital pelo período de 48 horas.

AIT: quais os sintomas da condição que afetou Didi

Os sintomas da condição são semelhantes ao de um acidente vascular cerebral, entre eles estão: dormência em um lado do corpo, perda da visão de um olho, confusão mental e fala enrolada. Muitas vezes os sinais costumam ser negligenciados, aumentando a chance de sequela.

Quem é mais afetado e quase os fatores de risco do AIT

Geralmente, as pessoas idosas e de meia-idade estão mais propensas a desenvolver a condição. Alguns fatores podem elevar a chance de apresentar o problema, como pessoas, com pressão alta, colesterol alto, diabete, fumantes, sedentários e uso excessivo de bebida alcoólica.

Vale ressaltar a importância de ter uma dieta saudável e praticar atividade física regularmente. Mesmo que os sintomas desapareçam rapidamente, é importante buscar com urgência ajuda médica para uma avaliação.