Perder peso é o objetivo de muitas pessoas e os motivos podem ser os mais variados. Quem está acima do peso deseja perder uns quilinhos para melhorar a saúde ou simplesmente para se sentir melhor. A verdade é que não existe uma fórmula mágica. É importante buscar ter hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e atividade física regular.
No entanto, alguns alimentos podem ser excelentes aliados nesse processo. Como, por exemplo, ingerir uma maçã diariamente com o estômago vazio. Ao comer a fruta com o estômago vazio, muitos acreditam estar extraindo com mais eficiência os nutrientes, favorecendo a perda de peso.
Danielle Bayma, nutricionista que faz parte da IBNF – Associação Brasileira de Nutrição Funcional, resolveu esclarecer essa questão.
A maçã não é o segredo
De acordo com a especialista no assunto, a fruta é um alimento excelente por ter em sua composição de sais minerais e vitaminas. Contudo, a maçã não tem o papel de fazer a desintoxicação do corpo. Aliás, ela frisou que isso não é responsabilidade de nenhum outro alimento. O órgão que atua no corpo com essa função é o fígado.
Isso quer dizer que o bom funcionamento do fígado evita que o corpo fique intoxicado. Portanto, é importante ter bons hábitos alimentares em todas as refeições, não apenas no desjejum. Vale ressaltar que uma simples maçã ao acordar não pode promover essa limpeza corporal.
Ingerir frutas e vegetais é importante para o bom funcionamento do organismo. Ter bons hábitos alimentares ajudam na prevenção de vários problemas, inclusive, o desenvolvimento de doenças crônicas como pressão alta e diabete.
Cuidado no café da manhã
A especialista ressalta que todas as frutas geralmente são fontes ricas em carboidratos e esse não é o macronutriente mais indicado para ser consumido no café da manhã. Isso acaba enfraquecendo ainda mais a tese de que comer uma maçã todos os dias com o estômago vazio é o segredo do bem-estar.