5 problemas de saúde que parecem ser depressão, mas não são e precisam de atenção

Algumas doenças podem apresentar sintomas muito semelhantes ao quadro de depressão.

PUBLICIDADE

A depressão é uma enfermidade grave que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. A condição precisa ser tratada com seriedade para evitar que o caso piore com o tempo. O problema tem como características principais dois sintomas: a anedonia e o humor depressivo. A anedonia é quando a pessoa apresenta relutância em fazer atividades que costumavam ser divertidas. Já o humor depressivo é a tristeza, sentimentos de medo e impotência.

No entanto, a depressão pode causar outros sinais no organismo. Alguns desses sintomas estão presentes em outras enfermidades. Isso pode acabar provocando confusão se o paciente não estiver sendo tratado corretamente.

A confusão pode acontecer porque alguns problemas de saúde causam sintomas semelhantes à depressão. Como é o caso da falta de energia, ânimo, alterações de apetite, sono, irritabilidade e oscilações de humor.

Vaja abaixo algumas doenças que podem ter sintomas de depressão, mas não são.

Hipotireoidismo

A condição é uma das enfermidades mais confundidas com a depressão. Os hormônios da tireoide são responsáveis por regular as funções metabólicas, incluindo a frequência cardíaca, a digestão e até a capacidade de concentração. Portanto, quando ocorre da produção desses hormônios não realizada corretamente, a pessoa com hipotireoidismo apresenta sinais de cansaço, fadiga, mal-estar, falta de energia e ganho de peso.

Apneia do sono

A pessoa que sofre com a condição não consegue respirar da forma correta enquanto dorme. Isso resulta em ronco, pequenos despertares durante a noite, além de impactar de forma significativa a oxigenação do sangue. A consequência da falta de sono é irritabilidade, falta de energia e dificuldade de interagir, sinais parecidos com quadro de depressão.

Fibromialgia

A condição é uma síndrome que causa dor crônica em todo o corpo, geralmente sem causa definida ou óbvia, e também pode causar fadiga, dificuldade para dormir e falta de concentração. Quem sofre com fibromialgia pode evoluir para um quadro de depressão.

Demência

Quando se fica mais velho, os quadros de demência costumam causar distúrbios de humor, memória e sono. Muitas vezes podendo ser confundido com depressão.

Transtorno Bipolar

A condição causa surtos alternados de depressão e mania, ou seja, às vezes a pessoa tem energia excessiva e fica frenética para realizar muitas tarefas. Portanto, mudanças de humor extremas que são acompanhadas de pensamentos acelerados, crises de euforia e insônia necessitam da avaliação de um especialista.