Síndrome da pessoa rígida: o que é, sintomas e tratamento da doença neurológica rara que acometeu Céline Dion

A cantora famosa revelou o diagnóstico da doença através de um vídeo compartilhado na internet.

PUBLICIDADE

A cantora Céline Dion abriu o coração e desabafou sobre uma grave condição de saúde. A famosa foi diagnosticada com uma doença rara chamada síndrome de stiff-person ou síndrome da pessoa rígida – SPR. Ela compartilhou um vídeo relatando os problemas de saúde que tem enfrentado há um tempo.

A famosa disse que não tem sido nada fácil lidar com os desafios da enfermidade. No entanto, ela se mostra confiante que vai conseguir vencer a doença. Para alegria dos fãs, Céline Dion revelou que vai reiniciar a sua turnê no mês de fevereiro do próximo ano. A síndrome é uma doença rara que acomete o sistema nervoso e não tem cura.

O que é síndrome da pessoa rígida

A doença que acometeu a cantora é uma síndrome neurológica considerada rara pela medicina. É imunomediada e tem como característica a rigidez muscular, que atinge a musculatura do tronco, pernas e braços. De acordo com o médico Alex Baeta, neurologista, em alguns casos a condição pode acometer apenas as pernas do paciente.

O especialista explica que os principais sintomas da doença são os espasmos musculares e a rigidez da musculatura. Conforme o Instituto Nacional de Saúde (NIH – National Institute of Health), agência do governo americano, a doença atinge duas vezes mais o público feminino do que o masculino. Ainda conforme a instituição, a condição está na maior parte das vezes relacionada com enfermidades autoimunes, como tireoide, vitiligo e anemia.

Os médicos ainda não sabem o que pode provocar a síndrome que acometeu a cantora Céline Dion. Contudo, os cientistas acreditam que seja um resultado de uma resposta autoimune que acabou dando errado na medula espinhal ou cérebro.

Diagnóstico da síndrome da pessoa rígida

Não é simples fechar o diagnóstico da síndrome da pessoa rígida. Os sintomas podem se confundir com outras enfermidades, como fibromialgia, ansiedade, esclerose múltipla e Parkinson. Contudo, o diagnóstico definitivo pode ser feito através de um exame de sangue. O tratamento é realizado com uso de medicamentos que promovem o relaxamento muscular.