Síndrome de Burnout: especialista aponta 4 sinais que indicam que você está em direção ao esgotamento

Uma psicóloga acabou viralizando nas redes sociais ao falar sobre o assunto.

PUBLICIDADE

Hoje em dia é muito comum que as pessoas tenham uma rotina intensa. No entanto, o excesso de trabalho pode trazer impactos negativos a saúde de uma pessoa. O vídeo de uma psicóloga britânica acabou viralizando nas redes sociais. No registro, a profissional Julie Smith lista quatro sinais que apontam que a pessoa está caminhando para o esgotamento.

A psicóloga possui mais de 4,2 milhões de seguidores na rede social TikTok. Ela trabalha em um consultório particular em Hampshire, na Inglaterra. A profissional explicou o que é a síndrome de burnout. “Todos nós ficamos sobrecarregados e cansados de vez em quando, mas o esgotamento é mais do que fadiga”, relatou a profissional.

Ela disse que o esgotamento acontece quando o estresse acaba se tornando um quadro crônico. Isso provoca um efeito nocivo em outras áreas da vida do indivíduo. Para exemplificar a situação, ele cita o caso de uma pessoa que afirma estar trabalhando demais, mas a produtividade está em queda. Veja os sinais que indicam que você pode estar caminhando para o esgotamento e precisa parar para descansar.

Desconexão com as pessoas

Um dos indícios é acabar ficando desconectada das outras pessoas em volta. Isso pode se manifestar em brigas e discussões que começam a acontecer com frequência entre as pessoas próximas como amigos e companheiros.

Procrastinação

Essa é uma atitude comum em muitas pessoas. Contudo, se você começa a evitar atividades simples de serem resolvidas pode ser um sinal de que está extremamente cansado e indo em direção ao esgotamento, ressalta a psicóloga.

Cansaço físico e mental

A exaustão é um forte indício do esgotamento. Geralmente, mesmo estando cansado, a pessoa não consegue dormir. A falta de sono é um problema, pois afeta a qualidade de vida. Outro sinal é que a pessoa está sempre irritada.

Autocuidado

Se você está sempre desanimada, parou de se cuidar e deixar de fazer coisas que antes eram prazerosas pode ser um sinal de esgotamento. A mudança comportamental é um dos alertas.

Caso se encaixe nos sintomas procure ajuda para uma avaliação. Vale ressaltar que somente o profissional pode dar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.