Chile encontra asteroide de 1,5km de largura, corpo está sendo chamado de ‘assassino de planetas’

Corpo celeste recebeu esse apelido devido ao fato de possuir 1,5 quilômetros de largura e ter potencial de devastação.

PUBLICIDADE

Um avançado aparelho realizou, recentemente, uma descoberta extraordinária sobre um possível perigo ao planeta Terra. Apesar de assustador, a revelação encantou os astrônomos, que se entusiasmaram com o novo corpo celeste encontrado.

O corpo chamado de 2022 AP7 foi apelidado de “assassino de planetas”, pelo fato de possuir 1,5 quilômetro de largura. Diante do tamanho, em caso de colisão com a Terra, poderia acontecer uma grande devastação no planeta.

O aparelho que realizou a façanha de encontrar esse corpo é chamado de Dark Energy Camera (DECam), equipamento que faz parte do Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile. O instrumento de é um dos mais sensíveis do mundo, conseguindo capturar detalhes a longas distâncias.

Asteroide ‘assassino de planetas’ é o maior encontrado nos últimos 8 anos

O “assassino de planetas” foi caracterizado por especialistas como o maior dos últimos 8 anos, sendo acompanhado por outros dois corpos da mesma categoria, mas com proporções um pouco menores, chamados de 2021 LJ4 e 2021 PH27.

Os três asteroides próximos da Terra estavam até então escondidos entre as órbitas da Terra e de Vênus. Isso porque essa região é pouco explorada, devido à dificuldade de observação perto da luz solar.

Equipe vasculha área nas órbitas da Terra e Vênus

O achado foi publicado no The Astronomical Journal, que inspecionou o local em breves períodos de 10 minutos por noite. O líder de todo estudo, Scott S. Sheppard, disse em um comunicado divulgado pelo NOIRLab, centro operador da câmera, que a pesquisa ainda procura por outros corpos. “Nossa pesquisa crepuscular está vasculhando a área dentro das órbitas da Terra e de Vênus em busca de asteroides”, comenta.

Além de ser considerada uma descoberta fascinante, o trabalho desenvolvido ajudará astrônomos a compreender a existência de outros corpos no sistema solar.