Um tratamento revolucionário contra o câncer promete curar até as doenças consideradas incuráveis pelos médicos. Uma menina de 13 anos teve a patologia eliminada de seu corpo com a utilização desse novo método.
A britânica Alyssa, de 13 anos, realizou vários tratamentos contra uma leucemia, porém, todos haviam falhado. Por conta disso, sua equipe médica decidiu recorrer a um procedimento que tem o poder de revolucionar esse ramo da medicina.
Menina de 13 anos é curada de câncer gravíssimo
Os médicos do Great Ormond Street Hospital, uma unidade infantil de Londres, capital da Inglaterra, utilizaram a engenharia biológica para viabilizar esse feito. Seis meses depois do início do tratamento, o câncer dela está indetectável. Porém, ela segue em monitoramento, caso a doença volte.
Alyssa mora em Leicester, na Inglaterra e foi diagnosticada com uma leucemia linfoblástica aguda com células T, em maio de 2021. Essas células devem ser guardiãs do corpo humano, mas no caso da adolescente, ficaram fora de controle e se tornaram um risco para a sua saúde.
Sem o procedimento experimental, a opção restante para os médicos era deixar a garota em cuidados paliativos. Nesse tratamento, os médicos e cientistas usam as células T saudáveis de um doador e criam outro tipo saudável e capaz de caçar e matar as cancerígenas.
Mãe de Alyssa temia o Natal
A menina é consciente do problema grave que ela enfrentou e tem lutado bravamente, dizendo que eventualmente, ela teria morrido pela doença. A mãe dela, Kiona, diz que temia o Natal de 2021, pois imaginava que poderia ser o último da filha. Graças aos avanços da medicina e da genética, Alyssa está bem e passará as festas de fim de ano na companhia da família.