Disfagia motora: o que é, sintomas e tratamento da condição que tirou a vida de fundador da Canção Nova

Padre fundador da Canção Nova faleceu aos 85 anos por insuficiência respiratória e disfagia motora.

PUBLICIDADE

O padre Jonas Abib, monsenhor e fundador da Comunidade Católica Canção Nova, faleceu na noite desta última segunda-feira (12), aos 85 anos. A assessoria de imprensa confirmou a notícia, que aconteceu em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.

Segundo informado pela Comunidade, o caso da morte foi disfagia motora e insuficiência respiratória por broncoaspiração. O óbito ocorreu após alta hospitalar no último dia 8, quando esteve internado com pneumonia. Ele fazia um tratamento quimioterápico desde 2021 contra um mieloma, que é um tipo de câncer.

Padre da Canção Nova

Monsenhor Jonas Abib foi um grande líder religioso brasileiro, fundando uma das maiores comunidades católicas do Brasil, a Canção Nova. A fundação aconteceu em 1978 e ele tinha como missão evangelizar através dos meios de comunicação social. O Vaticano reconhece a comunidade como “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontífico”, ou seja, não está a serviço apenas na Igreja local, mas do mundo inteiro.

O que é Disfagia Motora

A disfagia motora ou funcional é quando há desordens musculares ou neurológicas. Isso pode acontecer em decorrência de doenças musculares, do colágeno, de Parkinson, AVC, denervação esofágica primeira ou secundária. A doença de Chagas também pode provocar essa condição.

Sintomas e tratamento da disfagia motora

Os principais sintomas são: dor ao engolir; frequentes engasgos; repetidas pneumonias; alterar a voz após engolir; alimentos escapando pelo nariz; tempo maior para conseguir ingerir alimentos; manobras para auxiliar a deglutição; sensação de comida presa na garganta; falta de ar; perda de interesse; e emagrecimento.

Esses sinais podem se acumular no decorrer dos anos e são observados na ingestão de alimentos sólidos. A avaliação dessa condição acontece quando há a exclusão de malignidade. O tratamento é realizado através da dilatação endoscópica.

A prevenção do problema se concentra basicamente ao se alimentar. Para evitar o aparecimento da condição é preciso ingerir lentamente e mastigando bem a comida; preferência por alimentos macios e evitar os mais secos; mordidas menores; sentar ereto ao se alimentar; evitar se deitar logo após uma refeição; e procurar um fonoaudiólogo ou um médico quando alguns dos sintomas começarem a surgir.