Criança com mutação rara não para de engordar e pesa mais de 200 quilos; ela fez cirurgia bariátrica

Para que o procedimento fosse realizado foi necessário que a família entrasse na Justiça.

PUBLICIDADE

Uma garotinha de apenas 11 anos, com uma condição rara, já estava pesando 200 quilos por causa do problema de saúde. A família conseguiu através da Justiça que ela pudesse realizar a cirurgia bariátrica. O procedimento foi realizado neste ano após o diagnóstico de uma mutação genética que acaba causando comprometimento nos receptores do cérebro. A consequência é o desenvolvimento de uma obesidade precoce.

O procedimento cirúrgico foi feito no dia 8 de dezembro. A criança deve ficar até fevereiro do próximo ano no hospital para se recuperar. Segundo informação da médica Julienne Carvalho, endocrinologista pediátrica, a condição da pequena paciente é rara e sem tratamento disponível. O problema faz com que o cérebro não entenda que o corpo está saciado após a alimentação.

A cirurgia bariátrica é autorizada no Brasil a partir de 16 anos para situações em que o paciente esteja com a vida em risco. Por esse motivo, foi preciso que a família procurasse caminhos judiciais para tentar a única alternativa existente para auxiliar a menina na perda de peso. Foram mais de nove anos com tratamentos que não tiveram nenhuma eficácia no caso.

Mãe fala sobre vitória na Justiça

A mãe da pequena paciente disse que ter conseguido a autorização para o procedimento cirúrgico foi uma vitória diante de toda luta que já passaram. A mulher fez questão de ressaltar que a Justiça entendeu que os riscos da cirurgia eram menores do que os provocados pela mutação rara da garota.

“A gente sabe que não vai ser fácil, mas é uma vitória. Eu lutei muito, nós lutamos muito para estar aqui. […] O que mais penso é que depois da cirurgia e do medicamento nós vamos ter uma vida normal, porque até hoje nossa vida foi muita privada, muito difícil”, relatou a mãe da menina que sofre com a condição rara.

Estado de saúde

De acordo com a mulher, a filha está passando bem após o procedimento e não está com dor. Ela deve ficar mais de 50 dias internada para que saia somente após estar recuperada por completo. A criança ficou muito feliz quando descobriu que poderia fazer a operação e chegou a chorar de emoção.