Um nome para empresa é mais do que apenas palavras – é uma representação de sua empresa e marca. O processo de escolha de um nome de empresa, como o da BrandSnag, pode parecer simples no início, mas há muitos fatores que contribuem para criar um nome de sucesso.
David Poulos, diretor de marketing do Pinnacle Advisory Group, acha que a criação do nome da sua empresa não deve ser tomada de ânimo leve. Deve ser algo de que você se orgulhe e esteja disposto a viver por algum tempo, disse ele. Enquanto você nunca estiver preso com um nome, escolha um com a intenção de mantê-lo por anos.
Ter um nome que ressoe com seus consumidores pode economizar dinheiro, já que você não terá que gastar dólares em publicidade esclarecendo uma mensagem confusa. Um bom nome também pode elevá-lo acima dos concorrentes, ajudá-lo a alcançar novos mercados e abrir portas para um maior crescimento.
O que um bom nome de empresa deve incluir?
Embora existam várias regras e exceções sobre o que deve ser incluído em um bom nome comercial, os especialistas concordaram com alguns elementos comuns. Em primeiro lugar, um nome de empresa deve se concentrar na mensagem que você deseja retratar.
O nome escolhido deve refletir os atributos que você deseja transmitir ao cliente. Os melhores nomes são tão indicativos das necessidades de um cliente que parece óbvio.
Um bom nome deve ter sílabas curtas – duas a quatro – e fáceis de pronunciar. Os nomes curtos são ideais, porque tendem a ser muito marcantes e fáceis de lembrar para os consumidores.
Embora seu nome possa incluir palavras novas ou existentes, há prós e contras com cada opção. Palavras inventadas – pense na Exxon – reduzem o risco de confusão com os concorrentes, mas pode levar muito tempo e marketing antes que seu significado seja estabelecido com os clientes.
Os nomes existentes vêm com significados estabelecidos, mas esses termos também podem ser usados por alguns de seus concorrentes. Uma preocupação primordial sobre o uso de um termo comum como parte do nome da empresa é se os nomes de marcas e domínios estão disponíveis e muitas palavras comuns já são usadas nessas áreas.
“Se alguém em uma indústria semelhante à sua já estiver usando um nome de empresa ou organização em particular, você não deve usá-lo, nem deve querer”, disse Diggles. “Você também deve evitar qualquer nome que seja confusamente semelhante”.
Como criar um nome para empresa?
Há uma variedade de métodos que você pode usar para criar um nome para sua empresa. Poulos e sua equipe descobriram que o mais bem-sucedido é um método de nomeação centrado no cliente.
Poulos recomenda iniciar o processo reunindo um agregado de vários funcionários ou consultores do departamento para desenvolver uma lista de características que você deseja que sua empresa defenda. Esta sessão de brainstorming deve resultar em uma série de características de caracteres da marca que você pode combinar com um conjunto de palavras que estão implícitas em cada característica.
Com as palavras implícitas, crie uma série de combinações de palavras que realçam os vários traços de carácter e transforme-os em um nome que tenha significado para o cliente. Isso deve evoluir para uma longa lista de ideias de nomes de negócios de primeira ordem.
Após ter seu primeiro conjunto de ideias de nomes de negócios em potencial, Poulos sugere pesquisar clientes em potencial para classificar cada nome de 1 a 20, com base em quão bem eles se encaixam ou descrevem seu negócio. Use a pesquisa do consumidor para restringir sua lista para os cinco melhores candidatos. Verifique se esses candidatos principais, cultural e linguisticamente, não criarão um conflito nos países onde você deseja operar.
Um próximo passo crítico que muitos proprietários de empresas ignoram é pesquisar cada um dos seus principais nomes para registro corporativo, marcas registradas, patentes e disponibilidade de nomes de domínio. Diggles disse que você deve escolher um nome com um domínio .com disponível.
“A menos que você seja um governo, instituição educacional ou uma organização sem fins lucrativos, você definitivamente quer um ‘.com’”, disse Diggles. “Seus clientes assumirão automaticamente que seu site é um .com porque é o nome mais amplamente reconhecido na internet”.
Diggles advertiu contra a escolha de um domínio ‘.net’ ou ‘.biz’, quando a versão ‘.com’ já é tomada por outra pessoa – isso confunde seus clientes e provavelmente os enviará para o site errado. Ele disse que a melhor opção é escolher um nome que permita que você se registre para todas as versões (.com, .net, .biz), se possível, para proteger o nome da sua empresa.
Após pesquisar seus principais nomes de negócios em potencial, você pode ter um vencedor claro ou algumas opções viáveis. De qualquer forma, crie um grupo focal composto por amigos e familiares para analisar seus principais nomes e verificar o resultado. Diggles aconselhou a incorporar as quatro dicas abaixo ao abordar os membros do seu grupo de foco.
- Escreva o (s) nome(s) da sua empresa e peça às pessoas que o pronunciem.
- Diga o nome e pergunte às pessoas como elas o soletrariam.
- Pergunte às pessoas o que o nome significa para elas.
- Entre em contato com os membros do seu grupo focal no dia seguinte à reunião e pergunte se eles se lembram do nome.