O ator Betito Tavares, conhecido por dar vida a Cardosinho, na novela Coração de Estudante, da Globo, faleceu aos 42 anos na última quarta-feira (14). Há 10 anos ele sofria com um transtorno mental, que modificou para sempre a sua vida.
A irmã do ex-artista da emissora dos Marinho, Milena Tavares, contou em entrevista que seu irmão sofria de esquizofrenia. Segundo ela, o artista não aceitava a doença e a família teria demorado muito para perceber que era necessária a procura de ajuda.
Betito Tavares sofria de esquizofrenia
O transtorno mental sofrido por Betito Tavares pode ser caracterizado por perda de contato da realidade, alucinações, delírios, pensamentos anômalos, redução de demonstração de emoção, piora da função mental, diminuição de motivações e problemas no dia a dia, sejam em ambiente profissional, no autocuidado e com outras pessoas.
A causa para a esquizofrenia ainda é desconhecida, apesar de pesquisas sugerirem que seja por combinação de fatores ambientais e hereditários. Fundamentalmente, acredita-se que seja um problema biológico, mas eventos externos, como estresse, pode desencadear a situação.
Sintomas e tratamento da esquizofrenia
Os principais sintomas da esquizofrenia são: delírios; alucinações; pobreza discursiva; redução de demonstração da emoção; diminuição da capacidade de sentir prazer; insociabilidade; comportamentos bizarros; e transtorno de pensamento.
Os tratamentos oferecidos para quem sofre do transtorno vem na forma da administração de medicamentos antipsicóticos, psicoterapia e cuidados especializados condenados. O objetivo principal é fornecer apoio para a pessoa lidar com a situação da melhor forma, reduzir ainda a gravidade dos sintomas e cessar a recorrência de episódios sintomáticos e a deterioração das funções associadas a eles.