Conheça os 5 tipos de câncer mais comuns no país e quais sãos os sintomas que servem de alerta

Conheça quais sãos os tipos mais comuns no país e os sintomas da doença.

PUBLICIDADE

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 704 mil novos diagnósticos de câncer serão feitos anualmente no país entre 2023 e 2025. A estimativa é que os cânceres de pele não melanoma, de mama feminina, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago farão o maior número de vítimas nos próximos anos.

De acordo com o oncologista Cristiano Resende, o principal objetivo das informações da pesquisa é conscientizar a população sobre os fatores de risco e sintomas dos tumores mais comuns. Esse artigo vai elencar os quatro tipos de câncer mais comuns no Brasil.

Pele sem melanoma

O câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres. A estimativa do Inca é que 31,3% de todos os casos diagnosticados nos próximos três anos sejam desse tipo de tumor. Vale ressaltar que o principal fator de risco está relacionado a exposição aos raios ultravioleta.

 A condição afeta principalmente pessoas com mais de 40 anos, com tom de pele clara, que tenham casos na família e outras enfermidades cutâneas. O indivíduo precisa ficar atento aos sinais como manchas ou feridas que apresentam dificuldade de cicatrização ou sangramento. Além disso, elas podem coçar, queimar ou descamar.

Câncer de mama

A maior incidência é entre o público feminino, sendo o com maior incidência depois do câncer de pele não melanoma. As mulheres precisam ter atenção ao aparecimento de caroços nos seios ou nas axilas, alterações na pele como vermelhidão, inchaço e pele com aparência casca de laranja, retração do mamilo e aparência de líquido claro ou com sangue, são sintomas de alerta.

Próstata

Esse é o tipo com maior incidência entre os homens. Homens com idade depois dos 50 anos ou com histórico familiar da enfermidade tem risco maior de desenvolver a doença. Como é um dos tumores malignos mais assintomáticos, é mais difícil que o diagnóstico seja feito precocemente. Vale ressaltar que sintomas da condição podem ser confundidos com outras patologias.

Entre os sintomas do câncer de próstata estão vontade frequente de urinar, dificuldade em começar, parar ou apresentação de fluxo interrompido ou fraco.

Cólon e reto

O câncer colorretal representa 6,5% dos diagnósticos de tumores malignos. É uma doença possível de tratar e tem uma alta taxa de cura quando é detectado de forma precoce. É importante fazer o rastreamento para o tumor caso apresente com recorrência sintomas como diarreia, dor no abdômen, anemia, fraqueza, dificuldade para evacuar ou sangue nas fezes.

Pulmão

O câncer de pulmão representa 4,6% dos casos anuais dos tumores malignos. É importante frisar que o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da doença. Pacientes com a doença apresentam dificuldade respiratória, catarro com sangue, dor no peito, rouquidão e tosse persistente.