Leonardo Faria especialista em investimentos indica qual criptomoeda colocar no radar em 2023

2023 será um bom ano para investir em criptomoedas? Especialista dá algumas dicas.

PUBLICIDADE

Apesar de ter sido um ano de baixa que viu o mercado de criptoativos perder mais de US$ 2 trilhões em valor e o Bitcoin retroceder mais de 70%, o ecossistema de criptoativos ainda registra cerca de US$ 900 trilhões em capitalização de mercado, revelando que a demanda dos investidores pelos ativos digitais ainda continua forte.

No entanto o ano não foi apenas de queda no valor das criptomoedas mas várias empresas do mercado mostraram que não possuíam liquidez suficiente para atender as demandas de seus clientes e acabaram levando milhares de pessoas em todo o mundo a perder bilhões de dólares.

Segundo Leo Faria, para 2023 o que o ecossistema de criptoativos precisa é de coordenação global entre os reguladores para fornecer uma estrutura regulatória padronizada e sem fronteiras que proteja empresas e consumidores sem minar seu verdadeiro potencial do mercado.

5 dicas para investir em criptomoedas em 2023

No entanto, para quem acredita que agora é hora de aguardar o desenvolvimento das regulamentações e esperar ‘a poeira baixar’ antes de investir no mercado de criptoativos.

1- Invista apenas o que você pode perder

Assim como qualquer investimento de alto risco, com as criptomoedas não é diferente, é preciso ter cuidado, afinal, ao colocar o seu dinheiro é possível obter expressivos ganhos, assim como perdas. O percentual da carteira a ser investido em cripto dependerá do perfil de cada investidor.

2- Busque informações

Antes de colocar o seu dinheiro em qualquer investimento, busque se informar melhor onde você pretende entrar. Procure entender quais as possibilidades de ganhos e as chances de riscos. Analise as criptomoedas como se fossem uma empresa.

3- Comece por Bitcoin ou Ethereum

Começar entrando em moedas novas ou pouco conhecidas tentando ganhar dinheiro rápido não é uma boa opção para iniciantes. O ideal é começar a carteira com as criptomoedas de maior capitalização de mercado, como Bitcoin e Ethereum que são as mais seguras, além de serem as melhores cotadas entre todas.

4- Pense no longo prazo

Se você tiver uma mentalidade de retorno em curto prazo ao investir em criptoativos, então o cripto não é o caminho ideal para você. Pode demorar muitos anos para o investimento em criptomoedas apresentar algum retorno financeiro. O investidor precisa entender que haverá oscilações no meio do caminho, mas ao avaliar o potencial de ganho no longo prazo e definir uma estratégia, você vai conseguir manter a calma em meio a essas oscilações.

5- Mantenha-se atualizado sobre o universo dos criptoativos

Estude o mercado, procure sempre se manter atualizado com as notícias relacionadas aos criptos. Busque ouvir especialistas, investidores e profissionais do mercado. Além de serem totalmente diferentes dos investimentos tradicionais, há uma infinidade de criptomoedas e tokens surgindo a cada momento, então se manter informado é essencial.