Câncer ginecológico: 5 tipos que acometem o aparelho reprodutor feminino e muitas mulheres desconhecem

As mulheres precisam ficar atentas e fazer os exames anuais com o ginecologista.

PUBLICIDADE

Muitas mulheres provavelmente não sabem, mas existem cinco tipos de câncer associados ao órgão reprodutor feminino. Os cânceres são identificados conforme a região do corpo que surgem os primeiros sinais. O câncer ginecológico pode aparecer em diferentes órgãos reprodutivos que estão localizados na área pélvica. Isso quer dizer que ficam na área sob o estômago e entre os quadris.

É extremamente importante fazer a prevenção, pois caso a doença seja detectada, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. A mulher precisar ir ao ginecologista uma vez ao ano para realizar o check up. Esse artigo vai elencar 5 tipos de câncer ginecológicos que podem acometer o órgão reprodutor feminino. É importante frisar que a melhor forma de salvar vidas é através da prevenção. 

Câncer do colo do útero

Há dois tipos de câncer que acomete o útero: o endometrial (mais frequente) e o sarcoma uterino (incomum). O diagnóstico precoce é importante para o sucesso do tratamento. Portanto, fique atenta aos sintomas como: abundante corrimento vaginal com traços de sangue, sangrar fora do ciclo menstrual, sangramento após relação íntima, dores abdominais e desconforto na região lombar.

Câncer de ovário

De acordo com a American Cancer Society (ACS), esse tipo de tumor tem início quando as células se reproduzem de forma descontrolada. A incidência maior ocorre entre mulheres que estão na faixa etária entre 50 e 70 anos. Contudo, as jovens também precisam ter atenção devido à alta taxa. No geral, os sintomas começam a surgir numa fase mais avançada da doença. Por isso, é importante manter os exames preventivos em dia.

Câncer de útero

Vale frisar que da mesma forma que acontece com o câncer de ovário pode acontecer com esse tipo de tumor maligno. As células cancerígenas podem se originar em outras áreas e se espalhar no colo de útero. No entanto, ele pode ter início numa região específica, onde o ectocérvice acaba se unindo ao endocérvice originando todos os tipos de carcinomas.

Câncer de vagina

Existem vários tipos de tumor maligno que podem acometer a vagina, porém o mais comum é o espinocelular. Esse tipo de câncer não tem uma incidência conforme os outros citados anteriormente. A paciente pode apresentar os seguintes sintomas: dores na pelve, costas, dor no processo de micção, sangramentos fora do ciclo menstrual e surgimento de um nódulo na vagina.

Câncer de vulva

O câncer vulvar afeta os lábios maiores e os lábios pequenos da vagina. Costuma ter início com uma frequência menor no clitóris ou nas glândulas de Bartholin. Não é o tipo de câncer ginecológico mais comum. Ele apresenta uma evolução lenta, sendo importante os exames ginecológicos anuais como prevenção.