Câncer de cólon: o que é, quais fatores de risco e sintomas da doença que acometeu Pelé

É importante ficar atento aos sinais da doença e buscar ajuda médica, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

PUBLICIDADE

Edson Arantes do Nascimento, conhecido carinhosamente como Pelé, está internado desde o final do mês de novembro. Aos 82 anos, o ex-jogador de futebol enfrenta uma situação dramática em sua saúde. O famoso está em tratamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Infelizmente, o último boletim médico não trouxe boas notícias sobre o quadro de saúde.

De acordo com o comunicado emitido pelo hospital, Pelé está em progressão oncológica, ou seja, o tumor não mostrou remissão, mas acabou evoluindo ainda mais. Por causa da condição clínica, ele pode apresentar disfunções cardíaca e renal. O câncer de cólon é um tumor maligno que acomete o sistema digestivo, afetando a área do intestino grosso antes do reto.

Quais os fatores de risco para câncer de cólon

A causa desse tipo de câncer ainda é desconhecida, porém, alguns fatores de risco podem acabar influenciando no desenvolvimento da doença. Entre eles pode-se citar uma dieta rica em alimentos gordurosos e que sejam pobres em fibras. O consumo de carne vermelha e processada em excesso também integra a lista. Indivíduos que sofrem com constipação intestinal tem risco maior de desenvolver a enfermidade.

Pacientes que tenham pólipos, que é um crescimento anormal de tecido nas paredes do cólon, precisam de avaliações regulares com o especialista. Além disso, é importante ter atenção ao histórico familiar, pois casos na família aumentam a chance de ter esse tipo de tumor.

Quais são os sintomas do câncer de cólon?

Pacientes que tenham predisposição ao desenvolvimento precisam ter atenção. No entanto, todos precisam ficar atentos em caso de apresentar os seguintes sintomas. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce é primordial para que o tratamento tenha sucesso. Portanto, fique atento aos seguintes sinais.

  • Alteração injustificada dos hábitos intestinais
  • Inchaço constante (gases)
  • Diarreia ou constipação recorrente
  • Movimentos intestinais dolorosos
  • Sangue nas fezes (pode ser claro ou escuro)
  • Dor de estômago
  • Diluição das fezes
  • Cansaço constante
  • Perda de peso injustificada

A colonoscopia é o exame que realiza o rastreamento de tumores intestinais. Além disso, ele serve para avaliar como está a saúde do cólon e reto. Para quem não tem sintomas relacionados a doença, é recomendado que faça a partir dos 45 anos.