Acerte na sua ceia e descubra qual vinho não pode faltar no seu final de ano

Estas dicas e sugestões vão te ajudar a fazer bonito para seus convidados nas festas de final de ano.

PUBLICIDADE

O Natal e Réveillon são umas das datas mais esperadas do ano. Depois de um ano inteiro, é nesta época que as pessoas se reúnem para comemorar o ano que passou, celebrar as conquistas que tiveram, diminuir a saudade e rever pessoas queridas. Nos últimos anos, a pandemia obrigou a distanciar das pessoas queridas, então as festas desse são ainda mais especiais.

Todos em volta da mesa recheada de comidas típicas e chega o momento mais esperado: a ceia! O cardápio é, geralmente: peru, Chester, tender, farofa, arroz (com ou sem as famosas e adoráveis/detestáveis uvas passas) e, de sobremesa, o famoso pavê. Mas e para beber? O que servir? Como harmonizar?

Essa é uma grande dúvida de várias pessoas na hora da ceia e, como o Brasil é o país da cerveja, o brasileiro acaba optando por levar a querida ‘loura gelada’ para a mesa. Mas que tal mudar esta rotina na ceia deste ano? Afinal de contas, é uma noite super especial; e brindar com um bom vinho pode fazer toda a diferença.

Uma das coisas que deve-se considerar é que a comida servida nesta data tem influência de várias culturas e é nesses detalhes que precisa ficar atento ao comprar o vinho.

Como harmonizar seu vinho

Um dos grandes dilemas na hora de comprar um vinho é saber se ele vai acompanhar bem aquele prato especial que você passou horas no fogão preparando com tanto carinho. Porém, o que se deve considerar é a proteína a ser servida. Quando degusta um vinho, é importante identificarmos a cor, os aromas e os sabores; e são exatamente essas características que representam as propriedades que deve ser observada.

Em resumo, quando abre uma garrafa de vinho, você pode fazer as três análises: a visual, a olfativa e, a mais importante na harmonização, a gustativa. É nesta fase que identifica a acidez e o tanino (que pode ser comparado a quando come uma banana verde e causa uma adstringência na boca) e que desagrada os paladares que ainda não têm tanta intimidade com a bebida.

É importante ter em mente que a acidez no vinho harmoniza com comidas gordurosas e/ou doces. Comidas com muita gordura precisam de vinhos com acidez e um teor alcoólico um pouco mais alto. O álcool também será um aliado para acompanhar um prato doce.

Dicas preciosas para o suas festas

Para vinhos brancos e rosés: busque por safras mais jovens, pois a chance de estarem mais vivos e com acidez marcante é grande. 

Para vinhos tintos: observe o tempo em barricas de carvalho e, caso a safra seja muito antiga, é importante a orientação de um sommelier. Outra dica é observar, no contra rótulo, a classificação se o vinho é seco, meio seco ou demi-sec – e ainda se é fortificado no caso do vinho porto.

Para espumantes: a classificação é um pouco diferente, mas segue quase o mesmo padrão, sendo que brut é seco, o extra dry ou demi-sec será um pouco adocicado e o moscatel ou doce será bem mais doce.

Principais pratos da ceia de Natal e suas harmonizações

Estas dicas e sugestões vão te ajudar a fazer bonito para seus convidados na noite de Natal e tornar o momento ainda mais inesquecível. Se você é aquela pessoa que pensa em cada detalhe, certeza que pensou em servir algumas entradinhas enquanto ajeita os últimos detalhes da ceia. Se você pensou nisso, uma dica é servir um espumante brut, pois, além das borbulhas darem um impulso no começo das festividades, elas acompanharão perfeitamente brusquetas, patês, pães, queijos embutidos e frutas secas.

Prato principal e acompanhamentos da festa

É comum continuar a servir os acompanhamentos junto ao prato principal na hora de servir e, neste momento, podem surgir dúvidas sobre a harmonização. Vale manter com o foco na proteína que está sendo servida!

Se for servir peru, tender, chester e lombo, você pode acompanhar tintos de médio corpo, como Merlot e Syrah. Se pensar em carne vermelha, como um lagarto e filé mignon, a dica é um Malbec ou Cabernet Sauvignon, sendo que ambos podem ter uma passagem em carvalho.

Muitas famílias costumam servir bacalhau no final de ano, se este for o seu caso e se preferir colocar a mesa bacalhau em postas, você poderá servir brancos leves, como Chardonnay e/ou famoso vinho verde da região norte de Portugal. Mas se a ideia for bacalhoada, a melhor opção é tinto português, como da região do Alentejo.

E para a sobremesa a regra básica é: se a sua sobremesa tiver chocolate, opte por harmonizar com vinhos fortificados, como vinho do Porto. Mas se a sua sobremesa será um pudim ou torta de frutas, a dica é acompanhar com vinhos de colheita tardia ou um espumante moscatel.

Quantas garrafas de vinho comprar

Geralmente uma garrafa de espumante serve até três pessoas. A garrafa de vinho tinto serve até seis pessoas. Mas esta quantidade vai variar de acordo com o tempo do evento!

Boas festas e um ótimo ano novo!