O futuro do Marketing Digital: Leonardo Melo fala sobre o que esperar da área em 2023

Leonardo Melo é Founder & CEO da Agência de Marketing Digital Hoogli Hub de Resultados, uma empresa com título Google Partner.

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Leonardo Melo, especialista em Marketing Digital, e conhecedor da realidade do mercado nacional, fala sobre as mudanças para a área em 2023 e como você deve se preparar para o novo cenário digital.

Founder & CEO da Agência de Marketing Digital Hoogli Hub de Resultados, com sede em Brasília e projetando a expansão para outras capitais, conquistou para a sua empresa o título de Google Partner e pode falar com propriedade sobre o mercado digital.

Em seu dia a dia propõe estratégias, mudanças de comportamento corporativo e principalmente auxilia no crescimento de seus clientes através do digital, Leonardo Melo visa estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado digital.

Com a presença decisiva do digital no crescimento de vendas de qualquer negócio, não podemos deixar de expressar a opinião de um especialista como Leonardo Melo para o futuro do Marketing Digital em 2023.

Para Leonardo Melo, Podcasts e vídeos são tendência do Marketing Digital, ele comenta sobre o sucesso do audiovisual, “vai além de postar vídeos nas plataformas digitais, o crescimento do consumo de conteúdo audiovisual transparece a relação estreita entre o usuário e suas redes de conteúdo e pesquisa”, comenta.

“O usuário quer consumir conteúdos interessantes, enquanto dirige, cozinha ou trabalha, e em simultâneo, há cada vez mais informação circulando, portanto, as pessoas irão selecionar com critério o que lê, escuta ou assiste e darão preferência às marcas que produzem em diversos formatos”, sinaliza Leonardo Melo.

No seu Instagram @leonardohoogli e da sua agência @hooglimkt, Leonardo Melo e sua equipe, abordam com frequência a importância de investir em conteúdo de qualidade e como isso impacta na afinidade com o público.

Um sinal disso, segundo Leonardo, é o comportamento já detectado em 2022, em uma divulgação recente do Google, identificando que 85% dos consumidores no Brasil declaram priorizar pesquisas mais completas para realizar compras menos impulsivas.

Essa tendência citada acima é evidenciada, segundo Leonardo Melo, por informações divulgadas no Think with Google recentemente, sobre a tendência de consumo no país, uma delas, é que 72% da população nacional pesquisa na internet sobre um serviço ou produto antes de realizar uma compra, online ou offline.

Isso reafirma como o cenário econômico pós-pandemia está obrigando a sociedade a se adaptar ao consumo consciente e atrelado a isso temos o aumento vertiginoso da digitalização, “tudo isso, como dito, converge em consumo de conteúdo multimídia e ao omnichannel”, destaca Leonardo Melo.

Esse novo comportamento levou as plataformas a se movimentarem, modificando suas estruturas para reter o público, “por isso, as marcas e profissionais da área, precisam estar atentos às mudanças que estão ocorrendo, o aumento das atualizações está em uma crescente que exigem estratégias inteligentes de conteúdo e venda”, informa Leonardo Melo.

Segundo Leonardo Melo, além de se informar sobre as mudanças nas plataformas digitais, é preciso focar em dois pontos importantes em 2023: “Tenha objetivos claros e planejados, com o aumento da competitividade, não saber o que deseja alcançar no digital, considerando a realidade do mercado e do seu negócio é desastroso”, evidencia Leonardo Melo.

Além disso, invista no conhecimento, segundo Leonardo Melo, “o avanço da inteligência artificial e as mudanças nos padrões de consumo de informação desafiam até o mais bem informado sobre o meio digital, portanto, esteja sempre atualizado e ouvindo o que os especialistas e as próprias plataformas dizem”, conclui.

O comportamento do consumidor digital em 2023

Leonardo Melo, ainda sinaliza sobre o comportamento do consumidor para os próximos anos, “muitos empresários ainda acreditam que a internet é utilizada apenas para pesquisa de preços, mas essa realidade há tempos mudou, atualmente a internet é vista pelos consumidores como um meio de comparar a qualidade de um produto ou serviço”.

Segundo o Founder & CEO da Agência Hoogli, a experiência é o foco da busca na internet, “o usuário quer saber como é a experiência de usar um produto ou serviço, saber como ele impacta na vida de outras pessoas, portanto, entender o máximo sobre os benefícios de investir em algo”, explica Leonardo Melo.

Leonardo Melo explica que os funis tradicionais de jornada de compra não são mais tão efetivos, “há diversos pontos de contato entre o consumidor e as marcas, e uma facilidade maior de coletar informações e principalmente de imprimir uma opinião sobre uma experiência”, comenta.

Ou seja, os consumidores desejam saber sobre o produto ou serviço através de outros consumidores, ter marcas mais humanizadas e próximas, além de transparentes e conscientes sobre os impactos sociais dos seus produtos e serviços.

Isso já é uma realidade em outros países: “essa mudança na percepção do que o indivíduo consome é uma realidade consolidada em vários países, e está penetrando no subconsciente da população brasileira rapidamente”, informa Leonardo Melo.

Um apaixonado por viajar pelo mundo e aprender, Leonardo Melo mantém a mente aberta, para novas culturas e ideias, constrói uma forma de ver o mundo visando estar a frente, preparado para as mudanças e isso ele realiza com maestria.

O fruto disso é o crescimento que sua empresa, a Hoogli Hub de Resultados, alcançou, com sede em Brasília e clientes espalhados em todo o país, precisou focar em um plano de expansão para atender a demanda.

“Estamos montando uma nova unidade, próxima de inaugurar em Goiânia, no Ed. Lourenço Office, Av T 7 Número 371, sala 820 no Setor Oeste, e mais uma prevista para São Paulo em 2023”, conta Leonardo Melo, o sucesso da sua Agência de Marketing Digital, é o exemplo de como a maneira que enxerga o mercado digital é visionária.

A Hoogli e Leonardo Melo estão sempre disponibilizando conteúdos e insights sobre o mercado digital brasileiro, através das redes sociais e também do seu site https://www.hoogli.com.br/, acompanhe e fique por dentro do que virá em 2023.