Fim do mundo? 12 chuvas de meteoros cairão na Terra em 2023 e haverá conjunção de 2 planetas

Fenômenos no céu em 2023 incluem chuvas de meteoros, conjunção de planetas e eclipses solar e lunar.

PUBLICIDADE

O ano de 2023 terá diversos fenômenos no céu e os amantes de astronomia terão um prato cheio para ‘olharem para cima’ neste ano. Serão 12 chuvas de meteoros sobre a Terra, conjunção de planetas e outros eventos astronômicos.

Apesar de parecer assustador, chuvas de meteoro são eventos bem comuns durante o ano e não representa perigo. São pequenos meteoritos que explodem ao entrar em contato com a atmosfera, se partindo em milhares de pedaços pequenos e fazendo um evento luminoso e atrativo aos olhos no céu.

Chuvas de meteoro

De acordo com o Observatório Real de Greenwich, haverá 12 chuvas de meteoro relevantes durante o ano. A primeira começou em dezembro do ano passado e acontecerá até o dia 12 de janeiro de 2023. A segunda e terceira acontecem durante o mês de abril.

Em julho acontecem outros três eventos consideráveis, depois só ocorre novamente em setembro e que vai até novembro. Em outubro serão duas chuvas, com as demais entre novembro e dezembro.

Conjunção de dois planetas

Já em relação a eventos planetários e conjunções, serão quatro ocorrências distintas. A primeira é a conjunção de Vênus com Saturno no dia 22 deste mês. No dia 30 haverá o alongamento máximo ocidental de Mercúrio, que é quando há um melhor ponto de observação, em que ele está mais distante do Sol.

No dia 11 de abril ocorrerá outro alongamento do planeta, com pico de visibilidade da sua parte leste. Em maio, o mesmo evento ocorre, contundo, será em esfera ocidental de Mercúrio.

Eclipses lunares e solares em 2023

Os brasileiros não terão a sorte de ter um eclipse solar ou lunar total no ano, mas poderão acompanhar alguns parciais. No dia 20 de abril acontece o eclipse total do Astro Rei, mas sem visibilidade no Brasil. De 5 a 6 de maio tem um eclipse lunar penumbral, também não visível no país. No dia 14 de outubro há um eclipse solar anular, com vista para boa parte do território brasileiro. Por fim, de 28 a 29 de outubro acontecerá um lunar parcial, com previsão de visibilidade em uma pequena parte das terras tupiniquins.