Pare de sofrer! Táticas de médicos especialistas para ajudar a aliviar cólicas menstruais

Especialista ensina táticas que podem ajudar a aliviar o desconforto de cólicas menstruais.

PUBLICIDADE

As dores causadas pelas cólicas menstruais são muito mais comuns do que se imagina. Além dessa situação, nesse período em que ocorrem as dores pélvicas, a produtividade pode ser diminuída.

Segundo alguns estudos, cerca de nove dias por ano são afetados na produtividade, por conta das cólicas menstruais. Especialistas no assunto trazem algumas dicas que podem ajudar a reduzir esses eventuais incômodos.

Dicas para aliviar cólica menstrual

O médico ginecologista, Patrick Belleilis, traz algumas dicas para aliviar o incômodo. A primeira delas é fazer compressas de água morna, uma das táticas mais conhecidas e reconfortantes que existem. Outra dica é a ingestão de bebidas quentes, como chás, mas que sejam sem cafeína.

A alimentação também é uma dica importante, por isso, evite o excesso de gorduras ou açúcar, opte por alimentos saudáveis e beba bastante água. Exercícios físicos também ajudam a aliviar essas dores que podem ocorrer no período menstrual. Por fim, procure ter um bom sono, sempre que possível.

Dráuzio Varella faz recomendações

O médico Drauzio Varella dá outras dicas que podem ajudar a aliviar esses incômodos das cólicas menstruais. Ele recomenda a não levar uma vida sedentária, além de evitar a ingestão de alimentos que retardam o trânsito intestinal ou que fermentem. Por fim, diz que a pessoa não deve se automedicar e deve procurar um médico, caso as dores se intensifiquem e persistam.

Para o especialista, é importante que seja estabelecido um diagnóstico diferencial entre a cólica primária e a secundária. Devem ser levantados histórico clínico, exames laboratoriais e de imagem. Esse conteúdo é de caráter informativo, que visa trazer dicas para aliviar eventuais dores e que são sugeridas por especialistas, não substituindo uma consulta médica.