O cometa C/2022 E3 (ZTF) está se aproximando da Terra. Nesta próxima quinta-feira (12), ele atingirá o ponto mais próximo do céu, que os estudiosos chamam de periélio, podendo ser visto a olho nu de vários locais do nosso planeta.
A última vez que este corpo celeste passou pela Terra, foi há 50 mil anos, quando a Era do Gelo estava terminando. Os neandertais e os primeiros Homo sapiens viram este cometa.
Desta vez, estima-se que o C/2022 E3 chegará a cerca de 160 milhões de quilômetros do sol. Depois disso, ele seguirá seu caminho, vindo na direção do nosso planeta, mas não haverá colisão.
O ideal é ter um telescópio para acompanhar este cometa
No dia 2 de fevereiro será o perigeu, que é quando o cometa atingirá o ponto mais próximo da Terra. No início de fevereiro, ele estará a uma distância de 42 milhões de quilômetros do nosso planeta.
À medida que este cometa vai se aproximando do sol, os gases de sua causa vão sendo aquecido e ele fica ainda mais brilhante. Com um telescópio já é possível vê-lo.
Brasileiros não conseguirão ver o cometa a olho nu
De acordo com as previsões dos astrônomos, chegará um momento em que será possível ver o corpo celeste sem o auxílio de equipamento. Mas o hemisfério norte é que será beneficiado neste caso, tendo uma visão privilegiada.
Aqui no Brasil, acompanhar este cometa não será nada fácil. No dia 2 de fevereiro ele estará próximo à constelação da Girafa, que não é possível ver aqui do nosso país.
Com o aplicativo Skywalk é possível acompanhar a trajetória deste cometa. A olho nu, ele se parece mais com uma estrela, porém, um pouco esfumaçado, por isso é bom ter um telescópio. No YouTube, através do canal The Virtual Telescope Project é possível acompanhar o C/2022 E3 online.