A cantora Preta Gil foi ao seu perfil pessoal no Twitter na noite desta terça-feira, dia 10 de janeiro, para noticiar aos fãs e admiradores um diagnóstico de câncer no intestino. A celebridade foi internada em uma unidade de saúde há seis dias por conta de fortes dores na região abdominal, desencadeando a realização de múltiplos exames.
Os resultados concluíram pela presença de adenocarcinomas no trato de digestivo da cantora. Tratam-se de tumores malignos que se desenvolvem nas células epiteliais dos órgãos do corpo humano. No caso de Preta Gil, a doença foi identificada na superfície de seu intestino.
Fatores de risco para o câncer de intestino
A doença se desenvolve, sobretudo, por questões etários e estilo de vida. Sendo assim, pessoas com dietas ricas em gordura aliadas com a baixa ingestão de fibras tendem a desenvolver a doença. O tabagismo, de igual modo, representa um fator de risco, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
A doença se manifesta sobretudo a partir dos 50 anos de idade, muito embora existam diagnósticos antes desta faixa etária. Pacientes com história de pólipos colorretais e de doenças inflamatórias do intestino também são suscetíveis à mazela.
Sintomas do câncer de intestino demandam atenção
Os principais sintomas aliados ao câncer de intestino são as alterações no hábito intestinal, mesclando entre diarreia e prisão de ventre. Além disso, o paciente pode ter a sensação de evacuação incompleta, como se ainda houvesse resíduos de fezes no reto. Dores e desconfortos abdominais aliados a perda de peso e cansaço frequente também intensificam as probabilidades de diagnóstico.