A cantora Preta Gil usou as redes sociais na noite desta terça-feira (10) para informar aos seus fãs e seguidores que tem um Adenocarcinoma no intestino. A filha de Gilberto Gil estava internada desde o dia 5 de janeiro após sentir fortes dores.
Inicialmente, a artista usou seus stories para informar que estava hospitalizada, bem assistida pela equipe médica e que aguardava resultados. Agora, com o diagnóstico, dará início ao tratamento contra doença.
Preta Gil está com câncer no intestino
“Tenho adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante.”, disse Preta Gil na publicação que você pode ver abaixo.
O que é adenocarcinoma
Os adenocarcinomas são tumores malignos que podem se originar em células epiteliais dos órgãos. Em relação ao sistema digestivo, essas células são as que revestem a superfície interior.
Sintomas, tratamento e prevenção de adenocarcinoma
Exames de rotina, como a colonoscopia, são fundamentais para um diagnóstico preciso, uma vez que a fase inicial não tem sintomas relevantes. Já as fases avançadas provocam dor, sangramento, alteração de hábito intestinal, dor no ânus e emagrecimento sem causa aparente, assim como anemia e fraqueza.
O tratamento das lesões iniciais, que acometem superficialmente o intestino pode ser realizado através da remoção durante a colonoscopia, em procedimentos chamados de polipectomia, mucosectomia ou ressecção submucosa. Os mais avançados necessitam de cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
A melhor prevenção para a patologia está na alimentação saudável, que seja rica em fibras, com menor consumo de carne vermelha, defumados e de embutidos. Exercícios físicos regulares e visitas periódicas ao médico são essenciais. Esse conteúdo não substitui uma consulta; somente um especialista pode dar o diagnóstico.