A cantora Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino, após internação em uma clínica no Rio de Janeiro, devido a um desconforto. O comunicado foi feito pela própria artista, através das suas redes sociais, na noite desta última terça-feira (11).
Na publicação, a filha de Gilberto Gil informou que está com um “Adenocarcinoma na porção final do intestino”. Além de informar sobre a doença, afirmou que iniciará o atendimento na próxima segunda-feira (16). A doença tem alguns fatores de risco e servem de alerta para qualquer um.
O que é o Adenocarcinoma, câncer diagnosticado em Preta Gil
O Adenocarcinoma é um tumor maligno – câncer – que pode atingir diversos segmentos do aparelho digestivo, como o final do intestino, no caso, o de Preta Gil. Esse tipo da doença é um dos mais comuns em todo o planeta. Em mulheres só fica atrás do câncer de mama e, nos homens, perde somente para o de próstata.
Fatores de risco do Adenocarcinoma
Alguns fatores de risco são mais graves do que os outros, sendo a hereditariedade como o principal deles. Caso haja algum parente de primeiro grau, que já foi acometido pelo Adenocarcinoma, a pessoa deve iniciar o rastreamento depois dos 45 anos.
Além disso, uma dieta com alimentos que tenham gordura e processados, figura como outro fator. Excesso de carnes e escassez de frutas, verduras e fibras também devem ser levados em conta. A falta de atividades físicas regulares acende o alerta dessa condição.
Por fim, é alertado sobre o aumento de casos de Adenocarcinoma em pacientes muito jovens, abaixo dos 50 anos. Esse número tem um destaque ainda maior nas pessoas obesas e que levam uma vida sedentária.