Nasceu nesta última terça-feira (10) um bebê considerado ‘gigante’ por vir ao mundo com 5 quilos. O caso aconteceu na cidade de Caçador, localizado no Oeste do estado de Santa Catarina. Recém-nascidos que tenham mais de 3,5 kg são tidos como atípicos pela medicina.
A pequena, que nasceu esta semana e se chama Maria Vitória, e a mãe, passam bem. Geralmente, bebês nascem pesando de 2,8 a 3,5 kg, mais ou menos que isso são casos fora do comum, o que não significa que a criança não seja saudável.
Menina nasceu com 5 kg em Santa Catarina
A doce Maria Vitória nasceu de 40 semanas, com 51 centímetros em um parto cesariano. A mãe da menina, Luciana Brandt, afirmou que jamais imaginou que a bebê pesaria tanto assim. “Ela foi muito esperada e planejada, pois eu já tenho 41 anos de idade, e meu médico disse que eu já não tinha mais óvulos”, falou.
A mamãe conta que está muito feliz pela chegada da menina e que não imaginava esse peso. A bebê é a sua sexta gestação e contou que sabia que tinha poucas chances de engravidar novamente. Sua filha mais velha, de 23 anos, Angela Brandt, acompanhou os primeiros dias da caçula da família.
A previsão de alta para Luciana e Maria Vitória é para esta quinta-feira (12), de acordo com o Hospital Maicé. O centro médico informou que não é comum o nascimento de bebê com esse peso.
Bebês ‘gigantes’ podem indicar condição da gestante
Segundo o médico obstetra Juscelino Euler de Oliveira, casos de bebê gigantes podem ser por conta de uma diabete gestacional, que a mãe tem, não sabe dessa condição e não trata. Contudo, o bebê acima do peso normal pode nascer sem qualquer problema de saúde, com raros casos de glicemia alta.