Hoje muito se fala em educação nutricional, mas do que se trata e qual o objetivo?
Para responder essas e outras perguntas, conversamos com a nutricionista Juliana Borges, nutricionista que trabalha não somente com educação nutricional, mas faz acompanhamento de atletas, de pessoas em processo de emagrecimento, ou seja, tudo o que envolve a área da Nutrição.
Antes de começar a entender mais a fundo o que é Educação Nutricional, é importante saber que Juliana é graduada pela PUC de Goiás, além de atleta fisiculturista, Bicampeã Brasileira na categoria Wellness em 2028 e 2019.
Na sua conta do Instagram @julianaborgez, a nutricionista Juliana Borges compartilha valiosas informações sobre educação nutricional, oferecendo dicas e estratégias para melhorar hábitos alimentares e alcançar objetivos de emagrecimento saudáveis.
Então, qual a importância da Educação Nutricional nos dias de hoje?
O que é Educação Nutricional?
Juliana explica Educação Nutricional de uma maneira bem simples: é basicamente aprender sobre os nutrientes que seu corpo precisa para se manter saudável, além de saber como fazer as melhores escolhas alimentares.
E aqui já respondemos à pergunta da importância da Educação Nutricional, uma vez que para se ter uma vida saudável, o tipo de alimentação é um fator chave.
Juliana complementa: “Infelizmente, poucas pessoas têm acesso a esse tipo de informação, e não é por acaso que vemos tantos casos de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.
Se todos conhecessem todos os alimentos que consomem, ou melhor, o que precisam, muitas doenças crônicas poderiam ser evitadas”.
Vale ressaltar aqui a importância também de garantir a qualidade dos alimentos consumidos, conhecer o valor nutricional dos alimentos e até mesmo a preparação dos alimentos.
Como o nutricionista pode ajudar na Educação Nutricional?
O objetivo do nutricionista é estimular os comportamentos ou práticas nutricionais específicas, além de auxiliar na mudança de hábitos alimentares que favorecem problemas de saúde.
Juliana ainda menciona que a Educação Nutricional vai muito além de aprender sobre os alimentos e nutrientes, mas aprender a como agir para melhorar a nutrição.
E ela completa: “o mais interessante da Educação Nutricional é que se todos os pais pudessem educar desde cedo seus filhos sobre as melhores escolhas alimentares, com certeza isso faria uma grande diferença lá na frente”.
Portanto, o nutricionista tem um papel relevante também nesse processo, já que ao compartilhar seus conhecimentos com o máximo de pessoas, estará promovendo uma população muito mais saudável.
Como a própria Juliana diz, o ideal é ensinar todos, inclusive crianças, a importância de escolher alimentos mais nutritivos e que supram as necessidades do corpo, pois isso tem um impacto direto em uma melhor saúde.