A endometriose é uma doença crônica que afeta muitas mulheres. Segundo dados do Ministério da Saúde, essa doença afeta cerca de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva no Brasil. A doença acontece quando os tecidos que deveriam se desenvolver no útero, começam a crescer fora dele, o que causa dores agudas e, em alguns casos, infertilidade.
Atualmente, o diagnóstico da doença é feito de forma muito difícil, pois os exames que qualificam o problema são caros ou invasivos, desse modo, muitas mulheres acabam sofrendo a vida toda com a doença sem mesmo ter um diagnóstico preciso para que o tratamento seja iniciado. Sem diagnóstico, o problema pode evoluir e afetar outros órgãos do corpo, o que é extremamente perigoso.
Novo teste promete diagnóstico preciso
O avanço da tecnologia acabou promovendo a criação de um novo teste capaz de diagnosticar a endometriose sem haver exames invasivos. O novo teste de swab coleta a saliva da paciente e processa a mucosa para determinar a existência do problema.
O teste foi desenvolvido usando micro-RNAs, a mesma tecnologia empregada na fabricação das vacinas contra covid-19. Para a realização do exame basta coletar a saliva da paciente por meio de cotonete e, em até 4 semanas, o resultado fica pronto.
Tecnologia já está disponível no Reino Unido
A nova tecnologia já está sendo usada por clínicas particulares no Reino Unido. Estima-se que o sistema público de saúde do país não deve demorar a implementar o novo teste em sua grade. Nas clínicas particulares, o teste está custando, em média, £ 1 mil (R$6200). Ainda não existe previsão de chegada do exame no Brasil.