Estes remédios comuns podem ter efeitos colaterais assustadores e até fatais

Um risco para quem toma medicação sem a devida orientação médica ou em dose incorreta.

PUBLICIDADE

Existem muitos remédios comuns que, se usados ​​de forma inadequada ou em doses excessivas, podem causar efeitos colaterais graves e até mesmo fatais. Aqui estão remédios comuns de se achar e que podem ter efeitos colaterais assustadores que você deve estar ciente.

A aspirina é um analgésico anti-inflamatório não esteroide (AINE) comumente usado para aliviar a dor e reduzir a febre. No entanto, se tomado em doses excessivas, pode causar sangramento estomacal e danos nos rins. Além disso, pode aumentar o risco de AVC em algumas pessoas.

O paracetamol é outro analgésico comumente usado para aliviar a dor e reduzir a febre. No entanto, se tomado em doses excessivas, pode causar danos no fígado e até mesmo falência do órgão.

Os medicamentos de venda livre para a tosse e o resfriado, como o dextrometorfano, podem causar sonolência, tontura e náusea se usados ​​em excesso. Eles também podem interferir no funcionamento de outros medicamentos, como os antidepressivos, e causar efeitos colaterais graves.

Os medicamentos para pressão arterial, como os inibidores da ECA, podem causar tosse, tontura e problemas renais se usados ​​em excesso. Eles também podem interagir com outros medicamentos, como os diuréticos, e causar efeitos colaterais graves.

Os medicamentos para diabetes, como a insulina, podem causar hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue) se usados ​​em excesso. Eles também podem afetar o tratamento com outras medicações, como os diuréticos, causar efeitos colaterais graves e até levar ao óbito.

É importante lembrar que todos os medicamentos têm efeitos colaterais potenciais, e é sempre melhor consultar um médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Além disso, é importante seguir as instruções de dosagem e uso exatamente como indicado na embalagem.