Giovanna Ewbank comoveu os internautas ao fazer um desabafo a respeito do filho Bless, de 8 anos. A loira declarou que o herdeiro tem uma síndrome sensorial e explicou, chorando, que ficou se sentindo culpada.
A esposa de Bruno Gagliasso disse que a síndrome do filho poderia passar despercebida, caso ela achasse que era frescura ou algo do tipo. Giovanna declarou que ficou se sentindo culpada antes de receber o diagnóstico de Bless. O psicólogo Alexander Bez conversou com o site IstoÉ e explicou sobre o assunto.
O que é a Síndrome de Bless, citada por Giovanna Ewbank
O Transtorno de Processamento Sensorial está relacionado com a dificuldade que o cérebro tem para processar os estímulos que acontece no ambiente que a pessoa está inserida. Em alguns casos, pode, sim, estar relacionado ao Autismo, mas em outros não.
O TPS, como é conhecido, afeta a parte dos sentidos da pessoa, principalmente na questão da sensibilidade. Geralmente, o paciente tem muita percepção em relação a cheiro e barulho, e esse é um dos principais sintomas.
O paciente pode ficar inquieto e agitado e, assim, o diagnóstico ser confundido com TDAH. Segundo o profissional, a pessoa se esforça muito para reconhecer os estímulos do ambiente. Em alguns casos, a criança que possui TPS pode se sentir desconfortável enquanto tenta processar os estímulos do ambiente.
O que a criança com TPS sente?
No caso de Bless, as luzes podem se tornar mais brilhantes e a temperatura fica mais forte, além do barulho ficar mais intenso e o tato mais apurado. Alguns pais têm dificuldade para entender o que o filho tem e acredita ser frescura.