Síndrome sensorial: o que é, quais os sintomas e o diagnóstico da condição do filho de Giovanna Ewbank

Famosa falou sobre descoberta da condição do filho durante entrevista com convidado do seu podcast.

PUBLICIDADE

A atriz Giovanna Ewbank não segurou as lágrimas ao revelar que o filho, Bless, de oito anos, sofre de uma condição chamada síndrome sensorial. A famosa fez a revelação durante o podcast Quem Pode, Pod, apresentado por ela e pela atriz Fernanda Paes Leme.

A condição potencializa os sentidos básicos, como tato, olfato e audição. Além de Bless, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso são pais de mais duas crianças. A mais velha é a pequena Titi Gagliasso, e o caçula é Zyan.

Giovanna relata como percebeu condição do filho

Durante a pandemia, a atriz notou o filho mais aéreo e com reações diferentes a situações comuns do dia a dia, como o cheiro de alguns alimentos que incomodavam Bless.

O assunto foi abordado pela famosa durante uma conversa com o entrevistado Manoel Soares. “Diversas vezes ele passava, por exemplo, pela cozinha, e falava: ‘Ai, que cheiro forte!’. E eu falava: ‘Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola”, relatou a apresentadora. Hoje em dia, Giovanna disse que o filho vive bem com a condição.

Síndrome sensorial: o que é?

A condição surge durante o desenvolvimento da criança e provoca alterações dos aspectos sensoriais, como tato, olfato, paladar e visão. O problema pode ser por excesso ou falta de estímulos que podem causar hipossensibilidade ou hipersensibilidade. Em alguns casos, o paciente pode apresentar atraso sensorial. Veja os sintomas:

  • Agitação;
  • Desorganização e distração;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade em processar ou expressar sensações;
  • Dificuldade alimentar ou seletividade;
  • Dificuldade na fala ou/e linguagem imatura.

Já o diagnóstico da condição pode ser feito pelo pediatra, terapeuta ocupacional, psicólogo ou fonoaudiólogo. É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos aos sinais e busquem ajuda profissional.