Como funciona uma botoeira ou botão de comando?

Quer saber como funciona uma botoeira ou botão de comando? Confira nossa materia sobre o assunto!

PUBLICIDADE

Em suma, os botões, botoeiras e chaves seletoras fazem parte da interface do usuário que possui os acionamentos e funções de uma máquina ou então equipamento elétrico.

Sendo assim, em comandos elétricos, as botoeiras possuem a função de estabelecer ou interromper a passagem de corrente elétrica em linhas de um circuito de comando. Isso é feito a partir de um acionamento manual, local ou à distância.

Dessa maneira, há vários tipos de botoeiras para as mais diversas funções. Então, continue lendo para conhecer todos os detalhes sobre como utilizar corretamente as botoeiras.

Como são feitas as botoeiras?

Antes de mais nada, existem vários tipos de botão de comando, os quais são geralmente compostos por um elemento frontal de comando (cabeçote) e um bloco de contatos.

Uma vez que a grande maioria das botoeiras usam o princípio de montagem modular, onde existe a possibilidade de adaptar diversos blocos de contato no cabeçote do botão do comando elétrico.

Assim, este princípio de montagem de contatos no cabeçote é chamado de blocos de contatos intercambiáveis. Além disso, segundo a aplicação, os cabeçotes podem apresentar diâmetros de 10, 15, 16, 22 ou 30 mm.

Principais modelos de botoeiras do mercado

Primeiramente, antes de realizar a sua compra, você deve pesquisar sobre os tipos de botão de comando disponíveis. Confira!

Botoeira com retenção

Em suma, esse tipo de botoeira quando é apertada não volta para a posição inicial. Para voltar ao estado de posição inicial é necessário apertar novamente. Ou então, em outros modelos, apertar o segundo botão que destrava o primeiro.

Botoeira sem retenção ou com botão pulsante

Já esse é o botão mais usado nos circuitos de comandos! Uma vez que ele envia um pulso de comando para algum componente da máquina em questão.

Sendo assim, quando este botão é utilizado em comandos analógicos é feito através de um contato de selo. Caso não seja, o funcionamento vai ser temporário.

Isso significa que este modelo de botoeira é muito utilizado devido sua segurança sem energia elétrica. Uma vez que o contato de selo do seu circuito é desligado com a falta de energia.

Botoeira liga e desliga conjugado

Por sua vez, este modelo de botão tem dois atuadores de botão sem retenção com apenas um cabeçote.

Porém, diferente do modelo anterior, este possui ambos acionamentos no mesmo botão. Ou seja, um lado possui o botão liga na cor verde e o outro lado possui o botão desliga na cor vermelha.

Botoeira cogumelo ou botão de emergência

Além disso, temos a botoeira de emergência que desliga um comando em caso de alguma anormalidade. Ou então em casos de manutenção.

Sendo assim, este botão possui atuação por pressão e também trava com retenção. Ou seja, é um botão com acionamento por soco ou tapa.

Por fim, para que este botão retorne ao seu estado normal, você deve girá-lo. Assim temos o destravamento. Uma vez que essa manobra deixa o dispositivo muito seguro, evitando religamentos indesejados.

Normalmente, a NF (Normalmente Fechado), que desligam o circuito. Bem como o NA (Normalmente Aberto), para sinalizar caso de emergência.

Botoeira com chave

Agora temos a botoeira com chave, que funciona como uma botoeira para emergência. Entretanto, ao invés de uma simples trava rotativa para retorno dos contatos à sua posição inicial, nesta botoeira é preciso que uma chave destrave o sistema.

Contato de selo

Por fim, um contato de selo é uma composição de comandos elétricos utilizada para permitir que um sistema seja capaz de se manter energizado quando é acionado por um sinal pulsante. Por sua vez, esse sinal pode ser emitido por uma botoeira sem retenção.

Dessa maneira, o contato de selo é uma condição lógica. Ou seja, existem dois caminhos alternativos para a alimentação da bobina de contator.

Isso porque, quando o botão é acionado na primeira vez, ele dá um caminho para que a corrente elétrica chegue à bobina de um contator ou relé. Mas no momento que o contator ou relé é acionado, um caminho alternativo é feito através de um contato NA do próprio contator ou relé. Isso proporciona uma realimentação para a bobina, para manter o sistema ligado.

Além disso, o contato de selo só é cortado quando não tem corrente elétrica na bobina no relé.

Botão de comando: Cores de botões

Em suma, as cores dos botões possuem uma função importante para a segurança dos profissionais que usam as máquinas e equipamentos elétricos. Assim, as normas NR26 e NR12 detalham as cores para haver um padrão de trabalho.

Isso significa que qualquer profissional consegue identificar o fluxo de funcionamento de uma máquina ou sistema somente observando as cores dos botões que estão ligados.

Segundo as normas NR26 e NR12, as cores para botões são as seguintes:

  • Verde: indica arranque, liga e partida.
  • Preto: indica arranque, liga e partida.
  • Vermelho: indica parar, desligar, botão de emergência.
  • Amarelo: indica, trocar o sentido, cancelar a operação e cancelar uma condição perigosa.
  • Azul: pode indicar qualquer função diferente das anteriores.
  • Branco: também pode indicar qualquer função diferente das anteriores.

Então, o que achou sobre como funciona uma botoeira ou botão de comando? Deixe seu comentário.

Fonte: Dinensional