Solta pum muito fedido? O que seu peido diz sobre você?

Saiba como o cheiro, duração e quantidade de pum que você salta pode influenciar na sua saúde.

PUBLICIDADE

Os gases intestinais são perfeitamente normais e todos os seres humanos, independente de idade, soltam gases. Mas, você sabia que as características do peido podem indicar questões na saúde de uma pessoa? Por isso é importante prestar atenção ao cheiro, barulho, intensidade e quantidade de peido para saber se existe algum problema na saúde.

Aspectos emocionais são um fator que pode causar alteração na forma como uma pessoa solta os gases intestinais. “Em casos de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, há uma redução de oxigenação e até mesmo do fluxo sanguíneo para o órgão, o que leva a mudanças significativas em seu funcionamento e podem resultar em sinais como o aumento de gases, explicou Maristela Gomes, médica proctologista do Hospital Edmundo Vasconcelos. 

Tipos de pum

Os puns sem cheiro resultam do ar engolido por uma pessoa. O consumo de bebidas gaseificadas e o ato de mascar chicletes podem contribuir para o aumento do volume de ar engolido. Nesses casos, o gás que não sai pelo arroto acaba se transformando em peidos sem barulho e sem odor. Esse tipo de gás pode ser reduzido pelo hábito de mastigar devagar.

Também existem os gases silenciosos com mau odor. Se você está tendo esse tipo de gás, significa que suas escolhas alimentares estão sendo ricas em alimentos com enxofre, como repolho, couve, ovos, carne, alho, cebola e brócolis. Mas isso não quer dizer que você precisa evitar esses alimentos; só tenha em mente que eles causam essa reação.

Os puns quentes e ardentes são o resultado do consumo de alimentos picantes. É importante saber que se um alimento queima a boca, quando ele é eliminado em forma de gás também queima o ânus, devido aos receptores que detectam a capsaicina (composto de fogo), encontrado nas pimentas em geral.

Quando uma pessoa apresenta peidos em série, que não tem cheiro, isso pode ser resultado do consumo de alimentos vegetais como banana-verde, feijão, lentilha, aspargos e outras leguminosas, devido à inulina, encontrada nesses alimentos. Mas, se esses pedidos em série tiverem cheiro forte, isso pode ser um sinal de intolerância alimentar. As intolerâncias alimentares mais comum são à lactose e ao glúten, é importante investigar.

Pum que fede muito

Os peidos com odor fedorento podem ser um sinal de que as bactérias intestinais estão descontroladas. O uso de prebióticos e probióticos pode ajudar nesses casos, pois neutraliza as bactérias ruins e elimina o mau cheiro.