Síndrome de Tourette: sintomas, tratamento e recomendações da condição de Cara de Sapato do BBB23

Cara de Sapato é um dos participantes do BBB23 e irmão veio a público expor síndrome que ele sofre.

PUBLICIDADE

Antonio, conhecido como Cara de Sapato, é um dos participantes do BBB23 e tem demonstrado algumas características que tem deixado o público preocupado. O integrante do grupo Camarote, do reality da Globo, teve algumas crises de ansiedade, além de alguns tiques físicos.

Nesta quarta-feira (1), o irmão do confinado, Mário Figueiredo, veio a público para expor que o lutador é portador da Síndrome de Tourette desde a infância. Esse é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário que, além de tiques físicos, pode ser caracterizado por tique vocal.

Sintomas de Síndrome de Tourette

Segundo o Dr. Drauzio Varella, na grande maioria dos casos, os tiques motores são as primeiras manifestações da Síndrome de Tourette. Dentre eles estão o de piscar, contrair os músculos do rosto, franzir a testa, balançar a cabeça, contração de músculos e movimentos complexos. Esse último pode parecer até proposital, como bater ou tocar em objetos próximos.

Já os tiques vocais vão de ruídos que não são articulados, como tossir, limpar a garganta e fungar, até a evolução de emissão de palavras, parcial ou completamente. Há ainda casos mais raros onde há uso involuntário de gestos ou palavras obscenas.

Recomendações em suspeita

Assim que notar os primeiros sintomas, um médico deve ser consultado, com o alerta de que os portadores dessa síndrome não podem ser repreendidos, mas sim tratados. O tratamento precoce é fundamental. Outra recomendação é a conscientização de pais e pessoas que convivem com essa pessoa.

Tratamentos para síndrome de Cara de Sapato do BBB23

A condição infelizmente não tem uma cura, contudo, seu tratamento visa controlar o agravamento. O uso de terapia comportamental cognitiva, com medicamos receitados por médicos especialistas, estão entre os principais cuidados para minimizar os efeitos da Síndrome de Tourette.