Jovem foi diagnosticada com sinusite e enxaqueca antes de descobrir doença rara; ela perdeu a visão

Graziela foi diagnosticada com neuromielite óptica, uma doença rara que pode causar baixa visão.

PUBLICIDADE

Graziela Belau Barros, de 31 anos, foi afetada com uma doença rara que afeta a visão; a neuromielite óptica. Antes de saber o que realmente tinha, Graziela precisou passar por vários médicos e se submeter a diversos exames durante quatro anos. Na época, alguns profissionais disseram que ela estava com sinusite e enxaqueca.

Porém, atualmente Graziela é uma pessoa de baixa visão, com dificuldade para enxergar obstáculos e precisa andar com uma bengala. Além disso, ela conta com o auxílio de textos ampliados e áudio no dia a dia.

Ao contar a sua história para o site UOL, Graziela disse que os primeiros sintomas que teve foram dores de cabeça e uma leve dor no olho esquerdo. Isso começou a acontecer ainda em 2014, quando foi várias vezes até o plantão médico, mas sem resultado.

Graziela recebeu diagnósticos equivocados

Os profissionais pediram para que Graziela fizesse uma tomografia, que constatou sinusite. No entanto, ela já estava com os sintomas da neuromielite óptica. Graziela conta que esse foi o primeiro diagnóstico errado que recebeu.

A jovem fez o uso da medicação para sinusite durante um período. Em seguida, ela procurou o oftalmologista, porque além das dores na cabeça e no olho, começou a sentir dor quando o movimentava. A médica que a atendeu afirmou que esse também era um sintoma da sinusite.

Em 2018, Graziela engravidou e teve um filho saudável, mas os sintomas foram piorando cada vez mais. Ela recebeu o diagnóstico de enxaqueca por um neurologista. Mesmo tomando novos remédios, os sintomas ainda a incomodavam.

Graziela perdeu quase toda a visão até saber o que tinha

Enquanto isso, Graziela já estava ficando cada vez mais com dificuldade para enxergar. Um oftalmologista percebeu que ela estava com o nervo óptico inflamado. A jovem precisou ficar internada durante dez dias em um hospital, até que recebeu o diagnóstico de neuromielite óptica em setembro de 2018.