Aos 7 anos, menina é diagnosticada com câncer de mama e liga sinal de alerta

A pequena Maura passou por uma cirurgia de remoção do seio aos 7 anos de vida.

PUBLICIDADE

Maura, uma menina chilena, foi diagnosticada com um caso raro de câncer de mama aos 7 anos. Segundo a mãe dela, Patricia Muñoz, ela começou a apresentar sinais da doença aos 5 anos, quando um caroço sob seu mamilo foi notado durante um banho.

A preocupação levou a mãe de Maura a optar por uma ida ao médico. No hospital, o médico pediu exames mais aprofundados, mas, devido ao atendimento público demorado, os exames só foram concluídos um ano depois, em outubro de 2022. A biópsia revelou que se tratava de um câncer de mama.

A cirurgia aconteceu dois meses depois do diagnóstico

Dois meses depois, Maura foi submetida a uma cirurgia para remover o seio afetado e evitar o espalhamento do tumor. Esse caso é muito raro, pois o câncer de mama é geralmente diagnosticado entre 50 e 60 anos. De acordo com Felipe Tagle, presidente da associação chilena de pacientes com câncer, o caso de Maura pode ser um caso em 400 milhões.

A família aguarda agora o resultado dos exames pós-operatórios para saber se houve metástase. A doença é caracterizada pelo surgimento de um nódulo nas mamas ou axilas, que geralmente é indolor. Além disso, outros sinais menos frequentes podem ser observados, como inchaço de uma mama, vermelhidão na pele, inversão do mamilo, secreção pelos mamilos, entre outros.

O diagnóstico precoce aumenta as chances da paciente

O diagnóstico precoce é fundamental para a cura da doença. Portanto, é importante estar atento aos sinais e sintomas e procurar ajuda médica assim que algo anormal em seu corpo for identificado. A história de Maura serve como um lembrete da importância de se manter atento à saúde e de buscar atendimento médico caso seja necessário.