Se tiver algum desses efeitos colaterais ao tomar este remédio você deve ir ao médico imediatamente

Annita é uma medicação popular para tratar doenças parasitárias, mas pode ter efeitos sérios.

PUBLICIDADE

A nitazoxanida é um medicamento que é usado para tratar várias infecções parasitárias, incluindo amebíase, giardíase e criptosporidiose, nas farmácias é comercializado principalmente como Annita.

Ele é classificado como um antiparasitário e é geralmente bem tolerado pela maioria dos pacientes. No entanto, como todos os medicamentos, a nitazoxanida pode ter efeitos colaterais, em alguns casos será necessário buscar ajuda médica imediata.

A dosagem recomendada varia dependendo da condição médica que está sendo tratada e da idade do paciente. Para adultos e crianças maiores de 12 anos, a dose recomendada para amebíase e giardíase é de 500 mg, duas vezes por dia, durante 3 dias. Para criptosporidiose, a dose recomendada é de 500 mg, duas vezes por dia, durante 7 dias.

Para crianças entre 1 e 11 anos, a dose recomendada para amebíase e giardíase é de 100 mg por kg de peso corporal, duas vezes por dia, durante 3 dias. Para criptosporidiose, a dose recomendada é de 100 mg por kg de peso corporal, duas vezes por dia, durante 7 dias.

Confira um resumo em vídeo animado

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem náusea, diarreia, dor abdominal e dor de cabeça. Porém, alguns pacientes também podem experimentar reações alérgicas, como erupções cutâneas ou inchaço da face e lábios.

Os possíveis efeitos colaterais graves são dificuldade para respirar ou engolir, nesses casos você deve procurar atendimento médico de urgência.

Além disso, se você tem alguma condição médica preexistente, como doença hepática ou renal, você deve conversar com seu médico antes de tomar a nitazoxanida, pois isso pode afetar a forma como seu corpo metaboliza o medicamento. Lembrando que é indispensável consultar o profissional médico.