Tem barata em casa? 10 cheiros que fazem elas sumirem de uma vez por todas

Confira a seguir os 10 cheiros que podem ajudar a espantar as baratas da sua casa:

PUBLICIDADE

As baratas são um dos insetos mais indesejados nas casas, pois além de serem consideradas nojentas, podem trazer diversos riscos à saúde humana.

Elas podem transmitir diversas doenças para os seres humanos, incluindo salmonela, coliformes fecais, bactérias que causam intoxicação alimentar e até mesmo patógenos que podem causar doenças respiratórias. Elas também liberam partículas que podem desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis, como asma, rinite e dermatite.

Além disso, as baratas podem contaminar alimentos com seus excrementos e secreções, tornando-os impróprios para o consumo humano e também causar danos materiais, como roer fios elétricos e papéis, o que pode levar a curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

10 cheiros que espantam as baratas

Segundo especialistas, existem alguns cheiros que as baratas não suportam e que podem ser utilizados como um método natural de prevenção. Esses cheiros podem ser aplicados de diversas formas, como sachês, óleos essenciais, folhas secas ou mesmo diretamente na forma de temperos culinários.

Cravo-da-índia: as baratas são repelidas pelo forte aroma do cravo, que pode ser utilizado em sachês.

Hortelã: o cheiro refrescante da hortelã é um repelente natural para as baratas. Óleo essencial de hortelã pode ser usado para afastá-las.

Alecrim: além de ter um aroma agradável, o alecrim também é eficaz no combate às baratas. Pode ser usado em sachês.

Lavanda: o cheiro suave da lavanda é um repelente natural para baratas e pode ser usado em sachês ou como óleo essencial.

Pimenta-do-reino: o cheiro forte também é repelente para as baratas e pode ser jogado em ralos ou locais estratégicos.

Cedro: o óleo essencial de cedro pode ser utilizado para afastar as baratas, além de ter um aroma agradável e ser benéfico para o sistema respiratório.

Louro: folhas de louro podem ser usadas em sachês para afastar as baratas.

Eucalipto: o óleo essencial de eucalipto é um repelente natural para as baratas, além de ajudar a purificar o ar.

Manjericão: o aroma do manjericão é repelente para as baratas. Tenha um vaso com manjericão plantado em casa.

Limão: o cheiro cítrico do limão também é um repelente natural para as baratas. Pode ser colocado em locais estratégicos.

Como evitar ter baratas em casa

É importante adotar medidas preventivas para evitar a infestação de baratas, como manter a casa limpa e livre de restos de comida, vedar frestas e buracos e evitar o acúmulo de lixo. Se a infestação persistir, é recomendado procurar ajuda profissional para eliminar as baratas de forma segura e eficaz.