Morte de jovem causada em estúdio de tatuagem acende alerta para produto utilizado em procedimento

Produto utilizado em estúdios de tatuagem causou morte de uma pessoa no estado do Paraná e causa alerta.

PUBLICIDADE

No ano de 2021, um jovem de apenas 33 anos foi a um estúdio de tatuagem, mas acabou indo a óbito no estado do Paraná. Entretanto, apenas nesta quinta-feira (16), as informações sobre a causa da morte do rapaz foram divulgadas ao público.

O representante comercial David Luiz estava fazendo uma tatuagem e foi utilizado uma pomada anestésica no local para amenizar a dor do procedimento. Momentos após a aplicação, a pressão do jovem caiu e começou a ter convulsões. De acordo com a sua companheira, o produto foi passado sem o seu consentimento.

Resultado do laudo é divulgado pelo IML

De acordo com o resultado de um laudo do Instituto Médico Legal (IML), foi encontrada a substância lidocaína no corpo do jovem. Este produto é um anestésico que causa a perda temporária de dor no local onde ela é aplicada.

A lidocaína é utilizada em formato de spray ou de pomada e também é considerada segura caso seja em quantidades seguras. A sua utilização deve ser prescrita obrigatoriamente por um profissional da área da saúde.

Esta substância consegue alcançar o sistema nervoso central e faz com que a pessoa pare de sentir estímulos de dor onde for aplicada.

Riscos da lidocaína quando utilizada no corpo humano

A lidocaína é contra-indicada para aquelas pessoas que sabem que possuem alergia à substância. Quando utilizada em produtos, eles possuem uma dosagem específica para evitar dano ao paciente.

O uso da substância pode causar vários sintomas graves, como: tontura, queda da pressão, convulsões, parada cardíaca e consequentemente a morte da pessoa.