Antibiótico pode cortar o feito do anticoncepcional? Médica ginecologista explica e faz alerta sobre o caso

Embora ainda tenha opiniões divergentes sobre o assunto, a profissional fala sobre o risco de falha.

PUBLICIDADE

Muitas mulheres, que estejam tomando antibiótico, já devem ter escutado uma orientação dizendo que, caso use anticoncepcional oral, deve se cuidar, visto que o antibiótico pode cortar o efeito da pílula e resultar em uma gravidez não planejada.

No entanto, alguns profissionais de saúde alegam que o único antibiótico capaz de cortar o efeito do anticoncepcional é a rifampicina, constantemente utilizada para tratar tuberculose. Porém, existem algumas teorias afirmando que outros antibióticos também podem interferir no anticoncepcional, como a amoxilina e a azitromicina.

Antibiótico pode diminuir o estrogênio e resultar em gravidez

Os estudos que embasam a teoria citada acima, baseia-se dizendo que a amoxicilina e a azitromicina conseguem diminuir o estrogênio de maneira significativa, sendo que o hormônio precisa estar em quantidade elevada para impedir uma gestação, visto que o anticoncepcional é composto por progesterona e estrogênio.

A ginecologista Lilian Fiorelli explica que, quando o nível de estrogênio diminui na mulher, pode resultar em uma ovulação, aumentando as chances de uma gestação. Além disso, a junção do antibiótico com o anticoncepcional causa um sangramento fora da data esperada.

Médica alerta para a falha do anticoncepcional

A profissional acrescenta que já recebeu alguns relatos de pacientes afirmando que o anticoncepcional falhou, embora não tenha certeza que foi devido ao uso de antibióticos. Mas, sempre que prescreve algum antibiótico, como a amoxicilina e a azitromicina, ela orienta o uso de preservativo por 30 dias após a ingestão do antibiótico.