Você sabia? Dor nas pernas pode ser causada por algum problema na coluna

A coluna se divide em três partes e cada uma desempenha um papel importante no corpo.

PUBLICIDADE

Várias pessoas já devem ter sentido as pernas ficarem doendo após se submeterem a um treino pesado, passar horas na mesma posição ou caminhar o dia todo. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que o desconforto dos membros inferiores, como dores, dormência ou sensação de peso e fraqueza, pode estar relacionado com problemas nas costas.

Isso acontece porque a coluna possui grande importância no corpo; ela se divide em três partes: cervical, torácica e lombar. Cada parte está ligada ao cérebro e em todos os nervos, que estão distribuídos por todo o corpo, conseguindo controlar os movimentos. Quando há alguma alteração em um determinado local, isso pode refletir em outro ponto.

Quando surgem as dores nas pernas, que estão relacionadas a problemas na coluna, tem a ver com inflamação ou alguma alteração na região lombar. Já quando é algum problema na cervical, surgem as dores nos braços e ombros.

Dor constante na coluna pode ser um sinal de alerta

Logo, não se deve negligenciar uma dor que não afeta as costas. Caso o incômodo persista e atrapalhe as atividades rotineiras, é preciso procurar um médico quanto antes, pois somente os exames clínicos e de imagem vão conseguir diagnosticar em qual região está o problema.

Quanto mais rápido isso acontecer, fica mais fácil iniciar o tratamento, o qual é geralmente feito com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia e atividade física, dependendo do caso.

Problemas mais comuns na região da coluna

Entre os problemas que afetam a coluna, os mais comuns são: hérnia de disco lombar, inflamação do nervo ciático e estenose lombar.