Edema cerebral: sintomas e tratamento de doença diagnosticada em jovem que cheirou pimenta

Jovem de 25 anos passou mal depois de cheirar pimenta e teve diagnóstico de edema cerebral.

PUBLICIDADE

Uma jovem de 25 anos passou mal e teve edema cerebral após cheirar pimenta. Thais Medeiros de Oliveira, de Anápolis, Goiás, teve a doença diagnosticada depois de passar por um exame de tomografia. Ela está hospitalizada desde o dia 17 de fevereiro, após crise de asma e parada cardiorrespiratória.

A mulher chegou a ficar por cerca de sete minutos sem pulso e outros 15 sem oxigênio. Apesar do edema, ela apresentou melhora após intubação. Segundo informações obtidas pelo G1, a trancista continua sedada.

Sintomas de edema cerebral

O edema cerebral pode acontecer por diferentes causas: tumor maligno ou benigno, rompimento de aneurisma ou traumatismo. Devido ao aumento da pressão intracraniana, podem ocorrer diversos sintomas.

Os sinais mais comuns da doença são: cefaleia, tontura, distúrbios visuais, edemas pupilares, crises convulsivas, dormência, vômitos, confusões mentais, perda de força muscular e, em alguns casos, até o coma. Já em recém-nascidos, que ainda não tem a calcificação óssea, pode ocorrer o inchaço e alargamento das partes moles da cabeça.

Tratamento de edema cerebral

Como a grande parte das doenças, o diagnóstico precoce do edema cerebral proporciona um melhor tratamento, com menores riscos de sequelas. A patologia pode ser tratada com medicamentos que reduzem o acúmulo de líquidos, auxiliem o metabolismo cerebral e a circulação sanguínea.

Há ainda hipotermia controlada e hiperventilação como opções para auxiliar a presença de oxigênio no cérebro. Todos os pacientes com a doença devem também ter um tratamento que vise solucionar a patologia que a causou. Esse conteúdo é de caráter informativo e não substitui uma consulta clínica, somente um médico pode diagnosticar o problema e indicar os procedimentos adequados.