É normal que os tutores de cães questionem se seus pets os amam. Existem sinais dados por um cachorro que podem indicar afeto ou que o seu cachorro não gosta de você. Se ele costuma te ignorar ou evita contato visual com frequência, é bom ligar o alerta.
Quando um cão que não gosta de uma pessoa, ele evita proximidade, contato visual e não permite carinhos. Outro sinal é quando o cão não abana o rabinho quando a pessoa chega em casa. Para mudar essa situação, é preciso ter paciência, ganhar a confiança do animal gradualmente e respeitar o seu espaço.
O que faz um cachorro não gostar de alguém?
Para identificar se o cachorro não gosta do tutor é importante observar se ele ignora completamente os chamados ou evita estar por perto. Se a mudança no comportamento do animal for recente, é importante conversar com um veterinário, pois isso pode ser resultado de algum problema de saúde.
Os cães tentam se comunicar com as pessoas de diversas formas. O contato visual com os donos é um dos meios usados para indicar alegria, tristeza, raiva e outras emoções. Então, se um cachorro evita esse contato com seu dono, isso pode indicar que ele simplesmente não gosta dessa pessoa. O toque também é uma forma de comunicação, e se um cachorro desconfiado não permite um carinho, sua reação ao toque pode ser agressiva.
É importante ter paciência com o animal
Para mudar a situação de um cachorro que não gosta de você, é necessário ter muita paciência, ganhar a confiança do animal lentamente, respeitar seu espaço e tentar conquistar a lealdade dele com petiscos ou brinquedos. Na maioria das vezes, o cachorro tende a não gostar de uma pessoa com base em experiências anteriores que foram ruins. Por isso, é necessário ter paciência, pois, aos poucos, seu cachorro começará a confiar na sua presença.