Após 80 anos, tesouro escondido por família judia na guerra é recuperado

O neto dos judeus que esconderam seu tesouro pôde recuperar os bens da família.

PUBLICIDADE

Uma história de tesouro enterrado, guerra e busca incansável pela família foi noticiada e chamou a atenção. Em setembro de 1939, durante a guerra, uma família de judeus acabou enterrando todos os seus bens de valor para escapar dos horrores da guerra nazista. Enquanto Adam Glazewski, patriarca da família, ficou para lutar, seus filhos partiram para diversos lugares do mundo. Gustaw, um dos filhos de Adam, foi para a África do Sul, mas a lenda do tesouro familiar nunca foi esquecida pela família Glazewski.

Jan Glazewski, é um professor aposentado. Ele é neto de Adam e usou um mapa do tesouro desenhado por seu pai, Gustaw, para recuperar o tesouro perdido de sua família, avaliado em milhares de libras. O mapa foi desenhado por Gustaw 50 anos depois da fuga acontecer. Em 1989, antes de falecer, Gustaw o entregou a seu filho Jan que começou sua busca pelo tesouro apenas em 2019.

O mapa foi desenhado

O mapa mostrava detalhes da propriedade da família, mas a casa já não existia, ela foi destruída pelos russos na guerra. Mesmo assim, ainda dava para ver a fundação da propriedade e Jan conseguiu se basear nisso para achar o local do tesouro. “Onde a floresta começa, você deve cavar para obter nossa prata”, dizia o mapa.

Mas tudo estava diferente, não havia mais casa nem campo e a floresta estava mudada, mesmo assim, Jan conseguiu encontrar o local correto e, após cavar bastante, ele encontrou. Ele e sua sobrinha finalmente puderam recuperar itens preciosos guardados por seus ancestrais.

Após 80 anos, o tesouro foi encontrado

“Fiquei muito, muito emocionado”, disse o professor, que afirmou que alguns dos itens pertenciam à sua mãe, que já havia falecido há alguns anos e de quem sentia muita saudade. Após a descoberta, os itens tão estimados por sua família puderam finalmente retornar aos seus legítimos donos, mesmo após 80 anos.