Síndrome de pica: especialistas explicam o que pode deixar a pessoa com desejo por coisas não comestíveis

Quando alguém apresenta um desejo incontrolável de comer coisas estranhas, é preciso buscar ajuda de um profissional.

PUBLICIDADE

A alotriofagia, conhecida popularmente por síndrome de pica, é quando uma pessoa não consegue controlar seu desejo de comer coisas não comestíveis. Alguns pacientes têm vontade de comer tijolo, barro, unha, cola, entre outras coisas.

O portal G1 conversou com uma nutricionista sobre o assunto. Adriana Bacelo explicou que a síndrome tem esse nome por causa de um pássaro, conhecido por pica pica, que se alimenta de quase tudo que encontra pela frente.

Um psiquiatra, que também participou da reportagem, disse que os pacientes sentem um desejo irresistível de comer coisas estranhas, sendo que alguns têm vontade de experimentar até lata ou tinta de parede.

Causas diversas podem levar a esta síndrome

O profissional disse que a pessoa que sofre com esta síndrome, não tem vontade de comer qualquer coisa. Ela sempre apresentará desejo por algo específico, mesmo estando ciente de que aquilo não é alimento.

Muitas são as causas que podem resultar nesta síndrome, sendo que a deficiência nutricional é uma delas. Se a pessoa estiver com anemia ou deficiência de ferro, pode sentir desejos estranhos, querendo comer pedra, cabelo, ferro, etc.

É importante contar com a ajuda de um profissional

Paciente com esquizofrenia, depressão ou algum transtorno obsessivo compulsivo também pode enfrentar este problema. Será preciso consultar um psiquiatra para definir esta questão e receber orientações quanto ao tratamento correto.

Também é comum ver gestantes com desejos de comer coisas estranhas. Neste caso é grande a possibilidade de que a mulher esteja com deficiência nutricional, mas também pode ser outra coisa, daí a necessidade de buscar ajuda de um médico.