Café e a pressão arterial: estudo descobre que consumo da bebida afeta a pressão

Cerca de 10 milhões de toneladas de café foram consumidas globalmente entre 2020 e 2021.

PUBLICIDADE

O sabor do café é apreciado por muitas pessoas e pesquisadores têm descoberto cada vez mais benefícios à saúde diretamente associados ao seu consumo.

Um novo estudo publicado na revista Nutrients revelou que pessoas que possuem o hábito de consumir de duas a três xícaras da bebida por dia têm pressão arterial mais baixa, comparado a pessoas que bebem apenas uma xícara da bebida, ou não tem o hábito de tomar café. Esse efeito é aplicado tanto à pressão aórtica periférica quanto à central, mais próxima do coração.

Efeitos benéficos na saúde foram registrados na vida de quem consome café

O estudo foi realizado na Universidade de Bolonha, região do país italiano. A pesquisa não deixou clara a relação do café com essas beneficências, nem se estão ligadas aos efeitos da cafeína. Mas, é evidente que a cafeína é apenas um dos vários componentes da bebida e provavelmente não é o único composto ativo para esse resultado.

Para a comparação do resultado final do estudo, os níveis de pressão arterial, os hábitos das pessoas em relação ao consumo de café e dados clínicos dos indivíduos foram comparados um a um. Embora esses resultados sejam promissores, ainda são necessárias mais pesquisas para entender completamente os mecanismos pelos quais o café afeta a pressão arterial.

Cada pessoa pode ter uma reação diferente quanto ao consumo do café

É necessário ter em mente que cada pessoa difere uma da outra e pode reagir diferentemente ao consumo de café. Porém, é encorajador ver que o café pode ter benefícios para a saúde, especialmente quando consumido em moderação.