Rita Lee: médica especialista em câncer de pulmão explica a diferença entre remissão e cura da doença

A cantora está internada desde o dia 24, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Rita Lee segue internada em São Paulo, desde o último dia 24. Por meio de um post no Instagram, o esposo da cantora, Roberto de Carvalho, declarou que, qualquer paciente que passou por tratamento oncológico, precisa realizar algumas internações para poderem ser feitos os exames e as avaliações do quadro.

Rita Lee recebeu o diagnóstico de câncer no pulmão em 2021. Na época, ela precisou passar por imunoterapia e radioterapia. Em abril do ano passado, a família anunciou que a famosa estava curada.

O que é a remissão de um câncer?

De forma geral, os médicos oncologistas evitam falar a palavra cura, principalmente após pouco tempo de acompanhamento do paciente. Os especialistas preferem utilizar a palavra remissão, ou seja, quando os exames não encontram mais nenhuma célula cancerígena no corpo do paciente. Portanto, não existe uma certeza de que a doença sumiu e não pode retornar algum dia.

Médica explica a diferença entre remissão parcial e completa do câncer

A médica oncologista Adriana Barrichello, especialista em câncer de pulmão, explica que existe uma confusão em relação ao uso das palavras remissão e cura. No entanto, quando se trata da remissão, ela pode ser parcial ou completa.

Conforme informações da especialista, quando um câncer está em remissão, significa que os tumores estão diminuindo ou desaparecendo. A remissão parcial acontece quando o paciente está respondendo ao tratamento, mas o câncer ainda não desapareceu.

Já a remissão completa, é quando não existe mais nenhuma evidência do tumor no corpo do paciente. Vale lembrar que o termo só deve ser utilizado após todo o tratamento do paciente ter chegado ao fim.