Granulomatose com poliangiite: sintomas e tratamento da doença sem cura de José Mayer

Ator José Mayer é portador de doença autoimune e que não tem cura, contudo tem formas de prevenção.

PUBLICIDADE

O ator José Mayer foi internado há 19 dias, na Casa de Saúde São José, com sangramento no pulmão direito. Neste último domingo (26) o artista usou seu perfil oficial para dizer que terá alta nesta segunda-feira (27).

O ex-global é portador de uma doença autoimune e sem cura, chamada granulomatose com poliangiite (GPA). A patologia reduz o fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos, inflamando vasos sanguíneos e provocando danos. Contudo, há formas de prevenção e tratamento para amenizar os sintomas.

Sintomas e tratamento da doença de José Mayer

A Granulomatose com poliangiite é uma doença autoimune em que a parede dos vasos sanguíneos é atacada pelo sistema imunológico. Com isso, há a inflamação de vasos e artérias, mais frequentemente no pulmão e rim. No caso do ator, ele foi internado com sangramento no órgão do sistema respiratório.

Os sintomas mais comuns da patologia são hemorragia pulmonar, insuficiência renal, neuropatias, manchas na pele e problemas nas vias aéreas superiores. O pneumologista João Salge diz que esses sinais são geralmente confundidos com resfriados ou gripes, nos primeiros meses da patologia.

Por ser uma doença autoimune, não há formas de prevenção e, infelizmente, não há cura. Porém, há tratamentos à com medicamentos corticosteroides em uma dose mais baixa do que contra o câncer. Os remédios podem levar à remissão da doença e, caso não funcionem, podem ser administrados anticorpos monoclonais.

Causas da Granulomatose com poliangiite

Não existe uma causa que determine o aparecimento da Granulomatose com poliangiite, porém, como toda doença que é autoimune, há um componente genético. Geralmente, alguém da família teve ou tem alguma patologia do mesmo tipo. Esse conteúdo é de caráter informativo e não substitui uma consulta, somente um médico pode diagnosticar e indicar o tratamento correto.