Em transplante pioneiro, mãe doa útero para filha: ‘um bebê no mesmo útero que cresci’

Mãe e filha passaram por procedimento pioneiro em que há um transplante de útero.

PUBLICIDADE

O amor de mãe mostra ser incondicional mais uma vez. Em determinadas situações, é possível afirmar esse sentimento que ultrapassa qualquer limite. Duas australianas foram submetidas a um procedimento pioneiro na medicina do seu país.

Uma mãe doou o seu útero para que a filha pudesse realizar o sonho de ficar grávida. Esse procedimento cirúrgico não é simples e é considerado complicado por médicos. A cirurgia em questão recebeu financiamento de um estudo.

Mãe doa útero para filha poder engravidar

Kirsty Bryant se tornou a primeira mulher na Austrália a realizar um transplante de útero. Seu caso é ainda mais especial porque a doadora é a própria mãe. Michelle Hayton, de 54 anos, doou o útero para a filha.

“Kirsty me ligou e disse: ‘oi, mãe. O que você acha de me dar seu útero?’”, falou. Em seguida, a mulher informou que respondeu sim a essa pergunta, pontuando que não tem nenhum problema com essa questão. Essa fala de Michelle aconteceu durante uma entrevista para o Channel Nine’s 60 Minutes.

De acordo com o canal de televisão, esse procedimento foi realizado pela primeira vez na Suécia, em 2012. Até agora foram realizadas 90 cirurgias semelhantes em todo o planeta, resultando em 50 nascimentos. Na Austrália, o transplante de mãe e filha foi custeado como parte de pesquisas do Royal Women’s Hospital, que fica em Sydney, capital do país.

Candidatas a transplante de útero

Segundo o referido hospital, as mulheres que podem receber transplante de útero são as que nascem sem o órgão ou tiveram a sua remoção. Kirsty entrou no programa depois de passar por essa retirada, após o parto da sua primeira filha há cerca de dois anos. Felizmente, a cirurgia foi um sucesso e ela está se recuperando bem. “Possivelmente, vou carregar um bebê no mesmo útero em que eu cresci”, disse.